ENTREVISTA DA REITORA NA RÁDIO CIDADE FM

ENTREVISTA DA REITORA NA RÁDIO CIDADE FM

SIRLEI LAUXEN DESTACOU PARCERIAS, INVESTIMENTOS

E ESTRATÉGIAS NA GESTÃO DA UNIVERSIDADE

 

A reitora da Universidade de Cruz Alta/Unicruz professora Sirlei de Lourdes Lauxen, foi a entrevistada do programa Super Sábado, da Rádio Cidade FM 98.3, apresentado pelo jornalista Francisco Darold, no último sábado, 31 de janeiro. Durante a entrevista, a reitora apresentou sua trajetória acadêmica, os desafios da nova gestão iniciada em 12 de dezembro e as principais ações previstas para o triênio 2026–2028.

Eleita com 93,9% de aprovação da comunidade acadêmica, Sirlei Lauxen assumiu oficialmente a reitoria em dezembro de 2025, coroando 25 anos de atuação na instituição. Professora desde 2001, ela já ocupou cargos como vice-reitora de Graduação e Coordenadora de programa de pós-graduação, destacando que a reitoria representa “um privilégio e uma grande responsabilidade com a comunidade acadêmica local e regional”.

Desafios das universidades comunitárias

A reitora reconheceu as dificuldades enfrentadas pelas universidades comunitárias, intensificadas após a pandemia da Covid-19, mas reforçou que a Unicruz está mobilizada para reverter esse cenário. Um dos principais avanços citados foi a regulamentação das instituições comunitárias, publicada em janeiro, que permite o acesso a editais de fomento, recursos públicos e emendas parlamentares.

“Esse decreto é uma conquista histórica. Agora podemos firmar parcerias com o poder público, acessar emendas parlamentares e ampliar projetos de interesse social”, destacou Sirlei.

Articulação política e regional

Durante a entrevista, a reitora ressaltou a aproximação com lideranças políticas. Entre as visitas já realizadas estão as do deputado federal Pedro Westphalen, da deputada Stela Farias e do deputado estadual Rafael Braga, além do diálogo permanente com o Executivo municipal de Cruz Alta.

Ela também anunciou a expectativa de uma reunião agendada para o mês de março, com a bancada gaúcha da Câmara Federal em Brasília, com o objetivo de viabilizar recursos para a universidade por meio de emendas parlamentares. Além da relação institucional com os agentes políticos, a Unicruz vai levar outras demandas em organismos federais como o Ministério da Educação e o INSS.

Programa Jovens Brilhantes

Um dos destaques da gestão é o programa Jovens Brilhantes, em parceria com a Prefeitura de Cruz Alta, que a partir de 2026 está garantindo 55 vagas nos Cursos de graduação da universidade, para estudantes do Município. A iniciativa prevê contrapartida e deve ser expandida para outros municípios da região, que vem sendo visitados e conhecendo como se dá esse processo de concessão de bolsas de estudos.

“Não é gasto, é investimento em educação e no futuro dos jovens, que podem se formar e permanecer atuando em seus municípios”, afirmou a reitora.

Investimento em inovação

Sirlei também confirmou um importante investimento do Governo do Estado: R$ 2,2 milhões para a construção do Centro Tecnológico de Inovação, recurso oriundo da votação regional, por três anos consecutivos, na Consulta Popular. A previsão é que o recurso seja repassado até junho, com início das obras ainda em 2026.

Qualidade acadêmica

A Unicruz mantém conceito 5 no MEC, a nota máxima de avaliação institucional, além de programas de pós-graduação com conceitos 4 e 5. Atualmente, a universidade conta com cerca de 1mil e 200 alunos, oferecendo cursos como Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária e Estética e Cosmética.

Segundo a reitora, além do ensino, a Unicruz mantém forte atuação em pesquisa e extensão, com papel estratégico no desenvolvimento regional, especialmente junto ao COREDE Alto Jacuí. Junto com convênios que permitem o desenvolvimento de pesquisas e estágios em universidades do Brasil e do Exterior.

Convite à comunidade – Ao final da entrevista, Sirlei Lauxen convidou a comunidade local e regional a conhecer a universidade, destacando as diferentes formas de ingresso, descontos gradativos, cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e extensão.

“A Universidade de Cruz Alta está viva, em movimento e comprometida em oferecer ensino de qualidade, para contribuir com o desenvolvimento de Cruz Alta e da região”, concluiu.

Texto/Fotos: Luiz Pena Pinheiro e Francisco Darold