AD/3 COMEMOROU SEUS 111 ANOS DE CRIAÇÃO

AD/3 COMEMOROU SEUS 111 ANOS DE CRIAÇÃO

Solenidade militar comemorou a passagem dos 111 anos da AD/3

 

A Reitora da Unicruz Sirlei de Lourdes Lauxen prestigiou na manhã da última segunda-feira, dia 23 de fevereiro, a solenidade militar comemorativa pelo transcurso de 111 anos de história e criação da Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército – a lendária AD/3. O evento aconteceu no pátio do Quartel General, localizado na avenida General Osório, diagonal com o Ginásio Municipal, sendo presidida pelo General de Brigada André Luís de Souza Dias – comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada.

O evento contou com a presença do comandante da AD/3 General de Brigada Alexsander Aquiles da Conceição, do comandante da EASA Coronel Vicente de Paulo Souza da Silva Santos, da prefeita municipal Dra. Paula Facco Librelotto, do presidente da Câmara vereador Matheus Amaral, da reitora da Unicruz professora Sirlei de Lourdes Lauxen e do bispo diocesano Dom Nélio Domingos Zortea, além de representantes das forças de segurança, da imprensa e da família militar que integra a Guarnição de Cruz Alta.

A solenidade teve seu início às 10h30min, com formatura militar no pátio interno da guarnição de comando da AD/3, exaltando a data histórica. A cerimônia mostrou a importância da sua tradição, legado e relevância operacional como Artilharia Divisionária no contexto da força terrestre. Fundada em 1915, a AD/3 mantém viva a memória do Brigadeiro Gurjão e reafirma o seu compromisso permanente com a prontidão, a disciplina e o cumprimento das missões constitucionais do Exército Brasileiro.

Autoridades militares presentes: Coronel BM Carlos Alberto Cardoso de Aguiar Júnior – comandante do CRPO Norte, Coronel BM Oberdan do Amaral Silva – comandante do CRPO Alto Jacuí, coronel BM Rogério Schmidt Navarro – comandante do CRPO Planalto, Tenente-Coronel Elenísio Andrade de Oliveira – Chefe do Posto Médico da GuCA, Tenente Coronel Luis Riele Miranda Guimarães – comandante do 13º GAC, Tenente Coronel Gildson Borges da Silva – comandante do 29º GAC/AP, Tenente Coronel Anderson Fidélis da Silva – comandante  do 1º BCOM, Tenente Coronel Vitor Moreira Aguiar Gomes – comandante do 27º GAC e Capitão Breno Gomes Silva – comandante da BC da AD/3.

HOMENAGEADOS COM O DIPLOMA “AMIGO DA AD/3” –

Na ocasião, foi prestada homenagem à Tomada de Monte Castello e aos heróis da Força Expedicionária Brasileira, além da entrega do Diploma “Amigo da AD/3”, para os seguintes homenageados: Coronel Vicente de Paulo Souza da Silva Santos – Comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas/EASA, Coronel BM Carlos Alberto Cardoso de Aguiar Júnior – Comandante do CRPO Norte, Fernando da Fontoura Morbin – Chefe da 8ª Delegacia Regional da Polícia Rodoviária Federal, Cledimar Sarzi Sartori – Chefe Operacional da PRF em  Cruz Alta, Gustavo Jung Bilibio – Vereador em Cruz Alta, Sandra D’Avila – Secretária Municipal de Saúde de Cruz Alta, Subtenente Emerson Luís Francisconi – Adjunto de Comando da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas, Sargento BM Alexandre Pasqualotto Coelho da Silva – do 3º Regimento de Polícia Montada, Soldado BM Douglas Willyan Amaral da Silva – CRPO Norte, Soldado BM Marcus Vinícius Luft Grando – CRPO Norte, Soldado BM Luan Prochnow – 29º Batalhão de Polícia Militar, e Vanderson Rolim Rodrigues – Polícia Civil de Tapejara/RS.