
PREFEITO DE PANAMBI RECEBEU REITORIA
PREFEITO DE PANAMBI RECEBE REITORIA E
CONHECE O PROGRAMA DE BOLSAS MUNICIPAIS
A política pública de inclusão ao Ensino Superior que existe desde o ano de 2025, entre a Prefeitura de Cruz Alta e a Unicruz, conhecida como programa Jovens Brilhantes, foi apresentada ao Município de Panambi, na última sexta-feira, dia 16 de janeiro. O encontro no Centro Administrativo reuniu o prefeito Gustavo Cavalheiro, a Secretária de Educação professora Angelita Klasener e o Secretário de Administração Antônio Pompeo, representando a municipalidade, mais a Reitora da Unicruz Sirlei de Lourdes Lauxen e o presidente da Fundação Universidade de Cruz Alta Sadi Herrmann.
Este foi o segundo encontro, agendado pelos novos gestores da Unicruz, sobre a concessão de bolsas de estudos integrais pelos Municípios. O primeiro aconteceu em Boa Vista do Cadeado, onde a oportunidade também abriu espaço para discussão sobre graduação, pós-graduação e outras qualificações técnicas acadêmicas, como motivo de aproximação entre o Executivo Municipal e a universidade. A administração de Boa Vista do Cadeado já colocou em análise o programa, definindo critérios, quais os Cursos e quantas bolsas existe possibilidade de conceder.
Em Panambi, o prefeito Gustavo Cavalheiro também reconheceu a importância do programa como ascensão social de uma população que está distante do processo de formação acadêmica. Segundo ele, entre os principais incentivos dados atualmente pela Administração Municipal à população que está matriculada e estudando nas universidades da região – em sua maior parte na Unicruz e Unijuí, é de 50% do custo do transporte escolar – para todos. “Para os estudantes que se enquadram nas categorias de desigualdade social comprovada, o benefício do transporte é de 100%” afirmou o prefeito Gustavo.
Para a Secretária de Educação Angelita Klasener, o auxílio transporte dado pelo Município aos acadêmicos garante o acesso e a permanência dos estudantes durante todo o período dos cursos de graduação. De acordo com ela, segundo as planilhas da comunidade acadêmica de 2025, para a Universidade de Cruz Alta se deslocavam diariamente 140 alunos para o ensino presencial. Incentivar o ensino superior faz parte do programa de governo da atual Administração, onde somente em subsídio de transporte é transferida e aplicada a dotação orçamentária de R$ 2 milhões, todos os anos.
EGRESSOS DA UNICRUZ –
Durante a reunião, a reitora da Unicruz Sirlei Lauxen declarou sua imensa satisfação em saber que estava diante de três egressos de cursos de Graduação da Unicruz. Começando pela mais antiga, a professora e Secretária de Educação professora Angelita Klasener que se formou em Pedagogia, no ano de 2003. O prefeito Gustavo Cavalheiro declarou com muito orgulho sua inclusão no quadro de formandos de Fisioterapia, da turma de 2005. E o secretário de Administração Antônio Pompeo, também frequentou o Curso de Relações Públicas por quatro semestres, até derivar em definitivo para o curso de Administração e a vida pública como vereador.
O exemplo que vem sendo dado pela gestão da prefeita de Cruz Alta Dra. Paula Facco Librelotto, com a concessão de 35 bolsas de estudos integrais em 2025 e, mais outras 20, agora em 2026, cujo processo de inscrição está aberto até o dia 9 de fevereiro – foi apontado pelo presidente da Fundação Universidade de Cruz Alta Sadi Herrmann, como um grande “case de sucesso”. A iniciativa envolvendo a Prefeitura e a Universidade está correndo o Estado como uma das políticas públicas mais socializantes e inclusivas, capaz de colocar na universidade jovens em vulnerabilidade social – como o caso da filha de uma associada da UNICCA/ União dos Catadores de Cruz Alta.
A Administração Municipal de Panambi, através do prefeito Gustavo e seus secretários, ficou sensibilizada com o alcance social do programa e os relatos sobre o impacto que a concessão de bolsas acadêmicas tem gerado nestes últimos dois anos em Cruz Alta. O chefe do Executivo panambiense assegurou que a formatação e os efeitos que o programa proporcional, é bastante favorável a uma parceria futura entre as instituições. A minuta do programa Jovens Brilhantes, seus Editais, protocolos de submissão e admissão, até a aceitação e ingresso definitivo dos alunos na Universidade, foram deixados em Panambi para análise administrativa.
FOTOS RELACIONADAS –
Prefeito de Panambi Gustavo Cavalheiro.
Secretária de Educação Angelita Klasener
Reunião no gabinete do prefeito de Panambi
Entrega da minuta do programa
