BOLSAS DE ESTUDOS INTEGRAIS DOS MUNICIPIOS

BOLSAS DE ESTUDOS INTEGRAIS DOS MUNICIPIOS

UNICRUZ LEVOU POSSIBILIDADE DE CONCESSÃO

DE BOLSAS PARA BOA VISTA DO CADEADO

 

A nova reitoria da Unicruz, empossada em dezembro, foi até a Boa Vista do Cadeado, na manhã desta quinta-feira (dia 08/01), para uma reunião agendada com a Administração Municipal, com o objetivo de oferecer o programa de concessão de bolsas de estudos integrais no mesmo formato do que está celebrado entre a universidade e a Prefeitura de Cruz Alta.

A comitiva da Unicruz esteve integrada pela Reitora Sirlei de Lourdes Lauxen, o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Antônio Escandiel de Souza e a Pró-Reitora de Graduação Vera Lúcia Freitag. Representando a Administração participou o Vice-prefeito e Prefeito em Exercício José Fracaro, a Secretária de Educação Rochele Pitrofski Rieth e o Secretário de Administração Filipi Barasuol.

A reunião foi conduzida pela Reitora Sirlei de Lourdes Lauxen, que explicou as bases do programa Jovens Brilhantes iniciado em 2025 na gestão da prefeita de Cruz Alta Dra. Paula Facco Librelotto, com a concessão de 35 bolsas de estudos, de conformidade com os Cursos de Graduação oferecidos pela Unicruz. Agora em 2026, por conta de um novo Edital assinado entre as duas instituições – mais 20 bolsas foram destinadas, totalizando 55.

A Administração da Boa Vista do Cadeado, através do vice-prefeito José Fracaro, e os secretários Filipi Barasuol e Rochele Rieth, foram bastante receptivos a implantação do programa naquele Município, considerando a importância de proporcionar cursos de graduação pelo sistema presencial da Unicruz. Uma minuta do Edital do programa Jovens Brilhantes foi entregue para análise de suas cláusulas e avaliação do que pode ser incorporado dentro do perfil específico daquele Município, observados os critérios de seleção e admissão.

CADEADO INVESTE EM EDUCAÇÃO –

Boa Vista do Cadeado tem hoje 2.028 habitantes. Em relação a sua comunidade escolar, vem oferecendo desde 2004, ou seja, nos últimos 21 anos, a gratuidade de 100% no transporte para acadêmicos e estudantes de Cursos Técnicos, nas cidades de Cruz Alta e Ijuí. Essa política pública, segundo o vice-prefeito José Fracaro, tem surpreendido as demais administrações da região – onde em média as prefeituras contribuem mensalmente de 30% e 50%, no máximo, com o custo do deslocamento.

Outro exemplo de uma gestão pública com foco comunitário, vem da aplicação do Orçamento Municipal no último ano, de 35% na rubrica da Educação e de 22% na área da Saúde. “Somados isso representa um investimento de 57% do orçamento apenas nestas duas áreas, eleitas com prioridade no atual mandato” declarou o vice-prefeito José Fracaro. Quando iniciar o novo ano letivo a Escola Municipal Carlos Gama, por exemplo, vai ativar três estufas que receberam investimento de R$ 78 mil, para produção própria de hortaliças e legumes, como suporte na implantação do turno integral.

Esta foi a primeira visita realiza pelos integrantes da nova Reitoria da Unicruz em municípios geograficamente localizados no entorno de Cruz Alta e região do Alto Jacuí. De acordo com a professora Sirlei de Lourdes Lauxen, entre as propostas do plano estratégico da universidade para os próximos três anos, está essa busca em cooptar novos alunos para os Cursos de Graduação. “A integração dos entes públicos e a instituição de Ensino, vem de encontro aos esforços que começam a ser feitos para resgatar financeiramente e garantir a credibilidade de uma universidade que hoje tem conceito 5 na avaliação do MEC”, justifica a nova Reitora da Unicruz.

 

FOTOS RELACIONADAS –

Reunião do gabinete do Centro Administrativo de Boa Vista do Cadeado.

Entrega da minuta do programa de bolsas de estudos.

Vice-prefeito e prefeito em Exercício José Fracaro.

Secretária de Educação Rochele Pietroviski Rieth e Secretário de Administração Filipi Barasuol.