XII SIMPÓSIO DE PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS

XII SIMPÓSIO DE PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS

O XII Simpósio em Práticas Socioculturais, IX Encontro de Movimentos Sociais, VII Mostra de Trabalhos em Práticas Socioculturais, VII Encontro de Egressos, com o título “Universidade e Comunidade em Diálogo: Prática socioculturais para o desenvolvimento humano e social”, evento realizado pela linha II, do PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social e coordenado  pela professora Sirlei de Lourdes Lauxen, realizou-se de forma híbrida, presencial, no Salão Nobre e virtuais, a partir do Google Meet e do YouTube.

ABERTURA –

A palestra de abertura do evento, aconteceu no dia 26/11, à noite, de modo presencial, trazendo a discussão teórica das práticas que envolvem a problemática social, cultural, política, econômica e ambiental, numa abordagem ética e cidadã que perpassa os diferentes ciclos da vida; o desvelamento da intencionalidade, da repercussão, (re)significação do sentido – e o que estas práticas têm para os sujeitos, na busca pela efetivação dos direitos sociais e da dignidade humana.

Na oportunidade, o simpósio contou com a presença do professor Ademar Rotta, da UFFS – Campus Cerro Largo que falou sobre a “Universidade e Comunidade: Integração para o Desenvolvimento Social”. Na continuidade, representando a Câmara Municipal, tivemos a presença do vereador José Roberto Pieniz, falando sobre a importância do Legislativo para o desenvolvimento humano e social do Município. A professora Solange Garces foi a mediadora do evento.

PRESENÇA DA PREFEITA –

No dia 27/11 as atividades da tarde e da noite também foram realizadas de forma presencial. Durante a tarde tivemos o Encontro com os Egressos com os doutores, convidados: Diego Batista (Brasília), Klaus Karnopp (Santa Maria) e Leonardo Gaist, falando sobre suas pesquisas e com a mediação da professora Natalia H. Eckert. No período da noite, dando continuidade à programação, o objetivo foi discutir a interação entre a comunidade acadêmica, a sociedade civil e o poder público municipal. ampliando as reflexões sobre práticas socioculturais para o desenvolvimento humano e social.

A primeira painelista foi a professora Denise Girardon dos Santos, com a abordagem do tema “Democracia, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional”, fazendo uma regressão histórica numa linha de tempo desde a Grécia antiga aos dias atuais. Depois, a prefeita Dra. Paula Facco Librelotto, apresentou todas as ações realizadas pelo Município que propiciam o desenvolvimento humano e social da comunidade de Cruz Alta. O plenário contou com a presença de todos os integrantes do Secretariado e demais coordenadores – que compõem a equipe administrativa municipal, neste segundo mandato da prefeita cruz-altense. A mediadora nesse dia, foi a professora Cláudia Prudêncio de Mera.

PALESTRA COM PROFESSORES ARGENTINOS –

Na sexta-feira (28/11), nos períodos da tarde e noite, as atividades foram virtuais. Na parte da tarde, tivemos a Mostra de Trabalhos coordenada pela professora Cláudia, com a apresentação dos trabalhos por sessão de apresentação. Importante salientar que os eixos temáticos desse encontro foram os seguintes: GT1 – Diálogos com o legislativo e comunidade; GT 2 – Práticas Socioculturais em Desenvolvimento Sustentável; GT 3 – Práticas Socioculturais em Direitos Humanos; GT 4 – Práticas Socioculturais em Educação; e GT 5 – Práticas Socioculturais em Linguagens e Artes.

No encerramento do encontro, durante a noite, tivemos uma palestra que destacou as metodologias territoriais e a integração entre ensino e comunidade. A professora Ana Rougier, Secretária de Extensão da Faculdade de Ciências da Vida e da Saúde da UADER- Universidade Autónoma de Entre Rios -Argentina, abordou o tema: “Relatos de Experiências de Extensão Realizadas nas Comunidades/Territórios”. A docente explicou a metodologia utilizada pela instituição argentina em seus programas de educação territorial, enfatizando a importância das aprendizagens situadas em espaços reais.

Segundo a professora, o processo ocorre em três fases: Diagnóstico inicial do território, com visitas, diálogos, escuta ativa e mapeamento de atores e problemas; Elaboração do diagnóstico situacional e do projeto de integração territorial, com apoio de docentes; Implementação dos projetos em parceria com atores sociais locais, prezando pela continuidade e permanência das ações. Rougier destacou que o envolvimento dos estudantes nesses programas contribui para a formação crítica, ampliando o compromisso social da universidade e fortalecendo a relação com as comunidades.

PARTICIPAÇÃO, SUSTENTABILIDADE E INCLUSÃO –

A coordenadora do PPGPSDS/UNICRUZ, professora Solange Beatriz Billig Garces, ressaltou durante a atividade que projetos dessa natureza são fundamentais tanto para a graduação — que precisa incorporar a curricularização da extensão — quanto para a pós-graduação stricto sensu, cada vez mais avaliada pela capacidade de desenvolver transformações sociais.

Ela enfatizou que produzir impacto social exige respeitar os tempos e processos dos territórios, que nem sempre coincidem com os ritmos acadêmicos. Outro desafio apontado é a construção de confiança entre a comunidade e a universidade, fundamental para que as parcerias prosperem.

O professor Jeremias Pascaner, da UADER, acrescentou que a efetivação de projetos territoriais depende de “decisão política institucional, compromisso, força de trabalho e inserção curricular de temas como Direitos Humanos”.

A temática escolhida para esta edição reforça o foco da UNICRUZ em promover práticas socioculturais que articulem universidade e comunidade na busca por transformações sociais concretas. A participação dos estudantes, egressos, professores e representantes de instituições parceiras mostrou a relevância da integração entre pesquisa, ensino e extensão para o desenvolvimento humano e social na região.

O PPGPSDS através deste evento reafirma seu compromisso com a formação de profissionais capazes de atuar criticamente na realidade social, contribuindo para a construção de comunidades mais participativas, sustentáveis e inclusivas.