
VESTIBULAR UNICRUZ
As mudanças climáticas discutidas na
conferência COP30 foi tema da redação
Os candidatos ao processo seletivo para ingressar na Unicruz a partir do primeiro semestre de 2026, receberam como tema da redação: “Desafios da COP30 e o papel do Brasil na agenda climática global”. O tema se baseou no encontro onde líderes mundiais, a comunidade científica e organizações ambientalistas não governamentais, discutiram ações para combater as mudanças climáticas.
Todos os candidatos perguntados sobre o grau de dificuldade em desenvolver o tema através da redação em prosa dissertativa, reconheceram que a COP30 foi assunto presente e de conhecimentos através das redes sociais, noticiários e em tudo o que circulou de informações entre os dias 10 e 21 de novembro. Para a aluna secundarista da Escola Estadual Dom Antônio Reis, Fermina Freitas, o tema foi oportuno provocando a reflexão da sua geração.
Fermina Freitas está saindo do Ensino Médio e buscou uma vaga no Curso de Farmácia para o próximo semestre acadêmico na Unicruz. Ela disse que se sentiu motivada a fazer a graduação em Farmácia depois de ter participado da Feira das Profissões, evento realizado no dia 16 de setembro, quando mais de 1.200 estudantes da região estiveram visitando o campus, para conhecer os cursos e fazerem um teste vocacional. “Conhecer o curso e suas possibilidades foi fundamental na minha decisão” garantiu Fermina.
A 30ª Conferência das Nações Unidas – COP30, como tema da redação, foi um desafio para a candidata Maria Julia Aldebrand, de 18 anos, que também acaba de concluir o Ensino Médio. Ela foi a última de todos candidatos que se debruçaram para tirar um texto de 20 a 40 linhas – como exigido no processo seletivo. Quando entregou a redação eram exatas 16h15min, ou seja, sua construção textual teve duas horas e 15 minutos de dedicação. A mãe que esperava por ela no saguão, a comerciante Fábia Lagemann, disse que a filha sempre foi uma leitora aplicada, possui boa escrita e, ainda, surpreende pela oratória.
IBIRUBÁ, TUPANCIRETÃ E IJUI –
Elas vieram de Ibirubá para Maria Júlia fazer a prova e buscar uma vaga no Curso de Direito. A primeira opção que ela tinha era por uma licenciatura pedagógica, mas acabou escolhendo a advocacia. De acordo com a mãe Fábia Lagemann, a filha trabalha no setor de contabilidade da Cotribá, onde pretende continuar conciliando com o curso universitário. A distância de 55km entre Ibirubá e Cruz Alta, também permite um trajeto com saída às 18h e retorno por volta das 22h30min, “sem prejuízo de descanso para trabalhar no dia seguinte” justifica a mãe Fábia Lagemann.
Outra personagem do Vestibular da Unicruz foi a jovem Laura Vieira de Mendonça, que se deslocou da vizinha cidade de Tupanciretã, acompanhada pelos pais Diaine e Silvio de Mendonça. Ela está concluindo o Ensino Médio no IFFAR de Júlio de Castilhos e veio convencida de alcançar uma vaga no Curso de Medicina Veterinária. Uma escolha que fez por recomendação de pessoas amigas que são egressas e reconhecem a formação e qualificação que o curso oferece aos seus alunos.
A jovem Laura Vieira de Mendonça tem uma afinidade muito grande com o mundo animal, daí a sua vocação natural pela Veterinária. Além disso, é uma adepta incondicional do tradicionalismo como integrante do CTG Timba de Tupanciretã, onde integra a arte campeira e, por vezes, monta e disputa provas de tiro de laço em Duelo de Prendas. A partir da confirmação no curso de Veterinária, Laura também pretende utilizar o sistema de transporte escolar para deslocamento até Cruz Alta.
As ijuienses Gabrielly Martins Hein, Joana Studt e Vitória dos Santos Oliveira, secundaristas que se formam agora em dezembro e deixam a Escola Estadual São Geraldo – estão otimistas em ingressar na universidade com plano de se radicar em Cruz Alta. Gabrielly fez prova para o curso de Direito, Joana quer ser Médica Veterinária e Vitória pretende fazer Biomedicina. O planejamento futuro das três é buscar um vaga no mercado de trabalho e conciliar com o estudo acadêmico, certas de que haverá possibilidade de permanecerem por aqui.
Ela fez a redação em 45 minutos, praticamente dentro da meia hora regulamentar – como tempo mínimo, para deixar as salas reservadas para as provas no prédio 6 do campus da Unicruz. A jovem candidata Isabelle Lorini terminou o Ensino Médio na tradicional Escola Estadual Blau Nunes, de Santa Bárbara do Sul, e agora espera alcançar uma vaga no curso de Biomedicina. Isabelle trabalha na empresa de painéis solares Sultec. Sua opção vai ser continuar na sua cidade natal e depender pelos próximos quatro anos do transporte universitário.
DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E MATRÍCULA –
Uma banca formada por professores integrantes do quadro docente da Unicruz, vem trabalhando na avaliação das redações desde a tarde desta segunda-feira, dia 1º/12. A nota máxima a ser alcançada pelos candidatos é de 100 pontos e, a nota mínima para realização da matricula é de 50 pontos. O processo de avaliação da prova escrita identifica o autor do texto a partir de um código. Não sendo a sua denominação individual de conhecimento da banca revisora, preservando total idoneidade.
A partir do dia 3/12, quarta-feira próxima, será promulgado o resultado final do Processo de Ingresso 01/2026, através do encaminhamento de um e-mail conforme o cadastro no ato da inscrição. As matrículas, dentro das vagas fixadas, serão realizadas de forma online através do site da Unicruz. Os candidatos selecionados receberão o e-mail com as devidas instruções de acesso ao sistema Aluno Online, bem como um login e uma senha de acesso, onde poderão selecionar a disciplina e efetuar a matrícula.
De acordo com o Manual do Candidato, após cumprir o procedimento Aluno Online, o acadêmico, antes do período letivo, deverá entregar a documentação na Central de Atendimento ao Acadêmico, no térreo do prédio central do Campus universitário. O prazo para encaminhamento da documentação é de 04 a 19 de dezembro/2025, no horário das 14h às 17h30min, em primeiro turno, e das 19h às 22h30min, no segundo turno.
FOTOS RELACIONADAS –
– Fermina foi motivada pela Feira das Profissões e escolheu Farmácia
– Elas vieram de Ibirubá – a candidata Maria Julia e a mãe Fábia Lagemann.
– Os pais Silvio e Diaine, trouxeram Laura, de Tupanciretã.
– Gabrielly, Joana e Vitória – tem planos de trabalhar, estudar e morar em Cruz Alta.
