JOVENS BRILHANTES

JOVENS BRILHANTES

PREFEITURA E UNICRUZ ASSINAM EDITAL AUMENTANDO

O PROGRAMA PARA 55 BOLSAS DE ESTUDOS EM 2026

 

A assinatura de um novo edital de concessão de bolsas de estudos pela Prefeitura Municipal nos cursos de graduação da Unicruz/Universidade de Cruz Alta, aumentou de 35 para 55 bolsas de estudos a serem oferecidas pelo programa Jovens Brilhantes, em 2026. O documento foi assinado no gabinete do Centro Administrativo, pela prefeita Paula Facco Librelotto e a Reitora da Universidade professora Sirlei de Lourdes Lauxen, na tarde de segunda-feira (dia 22/12), com a presença do deputado estadual Rafael Braga, do vice-prefeito Moacir Marchesan Júnior, secretários municipais, adjuntos e assessores administrativos.

Este foi o segundo Edital do Programa Jovens Brilhantes, celebrando a destinação de mais 20 bolsas de estudos no ensino superior pelo Município, de conformidade com os Cursos de Graduação oferecidos pela Unicruz. O programa garante a integralidade das mensalidades, ou seja, em 100% até a conclusão dos cursos de graduação ofertados pelo Edital, observados os critérios de admissão e permanência no programa.

O acesso às bolsas acadêmicas no programa Jovens Brilhantes é regulado pela Lei Municipal Nº 3.862/25, que define todos os procedimentos relativos ao processo seletivo, como o prazo de inscrições que estará aberto a partir de 23/dezembro/2025 até 9/fevereiro/2026. Não haverá taxa de inscrição para os candidatos. A prova de admissão será a elaboração de uma redação com mínimo de 20 e o máximo de 30 linhas, aplicada no dia 20 de fevereiro, uma sexta-feira, em salas disponibilizadas no campus da Unicruz, com início às 19h e término às 22h30min.

O novo Edital prevê o oferecimento de 20 vagas para estudo presencial, a partir do primeiro semestre do ano que vem, nos seguintes cursos de graduação: duas em Administração, quatro em Arquitetura e Urbanismo, duas em Ciência da Computação, duas em Direito, quatro em Enfermagem, quatro em Farmácia e duas em Medicina Veterinária. De acordo com o edital 20% das vagas (duas) serão disponibilizadas para a comunidade afrodescendente e, para pessoas com deficiência PCDs, será 5% das vagas (uma).

PRONUNCIAMENTOS OFICIAIS –

A prefeita Paula Facco Librelotto declarou com justificada satisfação o aumento de 35 para 55 – o número de vagas disponibilizadas pela Administração Municipal para o ano letivo acadêmico de 2026. Paula elogiou a estrutura e a qualidade dos cursos oferecidos, por uma universidade que hoje possuí o conceito 5, conforme a última avaliação da nota máxima institucional dada pelo MEC/Ministério da Educação.

A prefeita também lembrou, ainda, que quando egressos, os acadêmicos formados pelo Jovens Brilhantes vão fazer seus estágios em diferentes setores da administração pública, conforme a área de sua formação – dando retorno a qualificação recebida em atividades públicas supervisionadas e não remuneradas. A reitora da Unicruz Sirlei Lauxen disse que a ampliação do programa em 20 novas vagas para 2026 é motivo de comemoração por parte da universidade. “Estamos imensamente gratos por mais essa manifestação de apoio recebida da atual Administração” afirmou a Reitora.

UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS –

O programa Jovens brilhantes, segundo o deputado estadual Rafael Braga, além de ser uma política pública de acesso sem comparativo no Rio Grande do Sul, é uma ação que garante por todo período a permanência dos alunos no ensino superior. Braga também destacou a qualidade do corpo docente e a estrutura da Unicruz, rejeitando a proliferação do que ele qualificou de “unisquina”. Para o deputado cruz-altense, a Educação é o único instrumento de emancipação do ser humano, pelo conhecimento e a qualificação adquirida para o mundo do trabalho.

A Educação é uma das pautas em que o deputado Rafael Braga tem dedicado grande parte do seu mandato, com destaque para as demandas de Cruz Alta e região dentro da estrutura do Estado. Braga disse que atualmente são disponibilizados 0,31% do orçamento para bolsas de estudo no RS, enquanto sua luta é para uma elevação de 0,5%, acompanhada de uma dotação de mais R$ 86 milhões e a consequente abertura de 4.600 novas vagas nas universidades comunitárias. Também se manifestaram o vice-prefeito Marchesan Junior, o Secretário de Esportes Lutimar Paes e a acadêmica Milena Machado, em apoio a ampliação de vagas no programa.

 

FOTOS RELACIONADAS –

Assinatura do edital pela prefeita Dra. Paula e a Reitora da Unicruz Sirlei Lauxen.

Deputado Rafael Braga destacou importância da política pública do programa.

Reunião foi prestigiada por autoridades, secretariado e assessores da Administração.

Prefeita e Reitora, com as professoras da Unicruz Luíza Pieniz e Bárbara Nogueira.