
FORMATURA DA TURMA DE INCLUSÃO DIGITAL
TURMA DE INCLUSÃO DIGITAL DA UNICRUZ TEVE
FORMATURA E RECEBIMENTO DE CERTIFICADOS
A classe de alunos das oficinas de Inclusão Digital, promovida pelo Curso de Ciência da Computação da Unicruz – mais conhecida pelos corredores do prédio 11 como a “turma das quartas-feiras”, teve o seu momento de conquista e realização pessoal, com o recebimento do Certificado de Conclusão do curso básico. Foi uma solenidade de muitos significados, onde não faltaram abraços, reconhecimentos, lágrimas de alegria – e, também de tristeza, pela ausência de um dos formandos que recebeu homenagem póstuma, prestada à sua esposa, filha e neta.
A solenidade de formatura e entrega de certificados aconteceu na sexta-feira, dia 19/12, no mini-auditório do campus, com a presença da Reitora da Unicruz Sirlei de Lourdes Lauxen, a Pró-Reitora de Graduação Vera Lúcia Freitag e a Coordenadora do Curso de Ciência da Computação e do projeto professora Patrícia Mozzaquatro Chicon. Representando a Administração Municipal compareceu o vice-prefeito Moacir Marquesan Júnior, a Secretária de Desenvolvimento Social Michele Gomes Furian e a Secretária Adjunta e Coordenadora do CCI – Centro de Convivência do Idoso Sinara Faccin.
Abrindo oficialmente a formatura, a Reitora Sirlei de Lourdes Lauxen destacou a importância da realização do curso de inclusão digital entre a Unicruz e a Prefeitura Municipal, que permite a pessoas em idade avançada adquirir conhecimentos básicos para dominar as tecnologias exigidas por equipamentos eletrônicos como celular e computador. O vice-prefeito Moacir Marchesan Júnior, disse do orgulho de ser egresso da Unicruz e o quanto o projeto para os idosos, tem feito a diferença na vida de quem passou pelas oficinas do Curso de Ciência da Computação. “Este momento é muito especial para todos, por celebrar a conclusão de mais uma importante etapa de aprendizado em suas vidas” afirmou Marchesan.
FORMATURA DA “TURMA DAS QUARTAS” –
A solenidade de formatura contou com a participação do bolsista voluntário do projeto de Inclusão Digital, acadêmico João Antônio da Silva Chicon, que fez a entrega dos certificados para todas as formandas. Foram agraciadas: Cláudia Campos dos Santos, Denise Fontoura Gambini, Eva Ione Silveira Vogel, Ieda Gambini, Liege Teresinha, Marivane Falcão, Marinês de Moura, Nadir Amaral e Silva, Nelsi Terezinha Silva Machado e Vanda da Motta Luz. Foi justificado, por motivo de saúde, o não comparecimento das alunas Adele Gonçalves e Solange Mello Freitas.
A ausência do aluno Jorge Ricardo Feix, trouxe para a formatura um momento de comoção geral, em razão de seu falecimento no dia 14/12, vítima de AVC aos 73 anos. Para a honraria da formatura póstuma, esteve presente para receber o seu certificado a esposa Rosa Maria Feix, acompanhada da filha Bianca e da netinha Manuella, de oito anos. O cidadão Jorge Ricardo Feix era aposentado do DAER e morador tradicional da Vila Dirceu, de onde vinha toda a semana para participar do curso com a “turma das quartas” na Unicruz. Sua esposa, dona Rosa Maria, comentou do seu interesse pelas novas tecnologias digitais, no uso do celular e do computador/CPU residencial.
MAIS CONECTADAS COM O MUNDO –
A oradora da “turma das quartas” foi a aluna Denise Fontoura Gambini que resumiu com muita emoção a felicidade que todos compartilhavam naquele momento. “Muitas vezes pensamos que a idade poderia ser uma barreira, mas hoje entendemos que era apenas um obstáculo a ser superado” declarou. Estamos imensamente gratos – afirmou Denise Gambini, pelos ensinamentos que nos deixaram mais conectados do que nunca. Ela lembrou também da fraternidade no incentivo para aprender e da fraternidade que se manifestava, inclusive, nos lanches animados e compartilhados – com bolachas, bolos caseiros e refrigerante.
Foi projetado um vídeo exibindo imagens capturadas durante o ano, de todos os alunos da “turma das quartas” diante dos computadores, no Laboratório de Informática do campus da Unicruz. O audiovisual registra em alguns momentos a presença do cidadão Jorge Ricardo Feix, compenetrado diante do monitor e descontraído na hora dos lanches com as colegas. Na sequência da formatura, aconteceram três apresentações do Grupo de Dança do CCI – Centro de Convivência do Idoso, conduzidas pela educadora física Danielle Schenkel.
PROJETO JÁ FORMOU 600 PESSOAS –
O Curso de Ciência da Computação da Unicruz desde o ano de 2012 oferece gratuitamente o projeto de Inclusão Digital na Terceira Idade, voltado à população idosa interessada em adquirir conhecimentos em tecnologia. Ao longo dos anos, o projeto passou a atuar em parceria com a Prefeitura Municipal, através do o Centro de Convivência do Idoso (CCI).
O projeto de Inclusão Digital tem como responsável a Coordenadora do Curso de Ciência da Computação professora Patrícia Mozzaquatro Chicon. Desde sua criação, mais de 600 pessoas idosas já concluíram o curso, reforçando o compromisso de perfil comunitário da Unicruz com a inclusão, a educação e a cidadania.
Ao longo de oito meses, idosos e idosas participam de aulas semanais realizadas nos Laboratórios de Informática do campus da universidade. Durante esse período, alunos com idade de até 79 anos adquirem conhecimentos sobre hardware e software, dispositivos de entrada e saída, digitação, tipos de computadores, edição e formatação de textos, além do uso da internet e realização de pesquisas.
As atividades também incluem exercícios práticos com o uso do mouse, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora do público idoso. Além do aprendizado tecnológico, o curso contribui significativamente para a socialização, facilitando a comunicação dos participantes com familiares e amigos.

