
DIRETORIA DA CIPAA PARA 2026
COMISSÃO DA CIPAA DA UNICRUZ ELEGEU A DIRETORIA PARA 2026
A nova diretoria da CIPAA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio, da Unicruz, para o ano de 2026, foi escolhida por aclamação durante reunião ordinária do colegiado de representantes, na tarde da última quarta-feira, dia 10/12, no campus da universidade. A pauta que definiu a escolha dos integrantes da nova diretoria foi conduzida pela Pró-Reitora de Administração professora Jaciara Treter Sippert e a presidente da comissão de 2025 Neusa Christina Rockenbach Machado.
A professora Jaciara Sippert fez os agradecimentos protocolares pelo trabalho voluntário desempenhado pela equipe da CIPAA este ano, em especial, para a servidora Neusa Rockenbach Machado, que assumiu a presidência da comissão num momento em que a função exigia muito comprometimento, em razão da vacância de alguns integrantes. “A recomposição dos cargos diretivos e a continuidade das atividades da CIPAA, foi resultado do bom relacionamento e da capacidade articuladora da presidente Neusa” – declarou a Pró-Reitora.
Prova disso, foi a organização da Semana de Prevenção de Acidentes no Trabalho – a tradicional SIPAT, que aconteceu entre os dias 7, 8 e 9 de outubro, com três dias de grande envolvimento do quadro funcional. Foi um evento marcado por uma intensa programação de palestras e atividades com o objetivo de ouvir e debater com especialistas, temas transversais com foco na saúde física e mental, relacionamento interpessoal e outros temas vinculados ao ambiente de trabalho.
A professora Jaciara Tretter Sippert lembrou da inclusão da prevenção de assédio moral e sexual, que transformou a antiga CIPA para a nova abreviatura de CIPAA, ou seja, ampliando a denominação com os termos “Prevenção de Acidentes e de Assédio”. A alteração trouxe, num primeiro momento, diferentes interpretações em relação as condutas, mas segundo Jaciara – aos poucos os servidores foram adquirindo a compreensão do seu significado e aplicabilidade na mediação de conflitos. Na universidade, não houve nenhum tipo de intercorrência relacionada a este quesito durante o ano, nem registros de acidentes.
A composição da nova diretoria da CIPAA Unicruz ficou assim constituída: presidente Carolina Pedroso dos Santos, Vice-presidente Fernando Martins Ferreira, Primeira Secretária Leila Beatriz Krössin Schmitel, Segunda Secretária Fabiana de Castro Barbosa, Primeiro Tesoureiro Leonardo da Rosa Dunker e Segundo Tesoureiro Igor Vargas Linke. Está previsto para o início do ano, provavelmente em março, um curso somente para os novos integrantes da comissão, como forma de capacitação e qualificação para o exercício das funções.
Ao assumir a presidência da CIPAA Unicruz para 2026, a servidora Carolina Pedroso dos Santos, a popular Carol, declarou que é preciso manter o grupo unido e motivado, evitando que dissidências prejudiquem o comportamento e o comprometimento de quem acabou de aceitar os cargos na comissão. Carol entende que enquanto os representantes estiverem focados em observar, relatar e propor soluções, o objetivo de construir um ambiente seguro, saudável e de bem-estar para todos, será plenamente alcançável.
