
SEMANA SIPAT 2025
FUNCIONÁRIOS PARTICIPAM DA SEMANA INTERNA
DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO
Os funcionários da Universidade de Cruz Alta/Unicruz participam desde ontem, terça-feira, dia 07/10, da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – a SIPAT 2025, com uma intensa programação de palestras e atividades com o objetivo de ouvir e debater com especialistas, temas transversais com foco na saúde mental, relacionamentos interpessoais e outros temas vinculados ao ambiente de trabalho.
A Semana SIPAT 2025 foi aberta pela presidente da CIPA Neusa Christina Rockemback Machado que anunciou a programação para terça, quarta e quinta – dias 7, 8 e 9 de outubro, com palestras e atividades especialmente planejadas para total integração do quadro de colaboradores da Unicruz. O reitor professor Fábio Dal-Soto destacou a importância do cuidado com a saúde física e mental, sendo este momento proporcionado pela SIPAT de alta relevância para construir essa reflexão.
“É no ambiente de trabalho que encontramos território fértil para desenvolver atitudes, habilidades e, muito especialmente, valores – como a amizade e a empatia, que são questões urgentes da vida cotidiana e da sociedade” argumentou o reitor da universidade. Para Fábio Dal-Soto uma das características mais presentes na vida acadêmica é a fraternidade que se manifesta no relacionamento do corpo docente, funcionários e alunos.
SAÚDE MENTAL –
Três momentos importantes marcaram o primeiro dia da SIPAT 2025. A palestra da psicóloga da Unicruz Elaine Bitelbron abordou a temática “Saúde Mental no Ambiente de Trabalho”, levantando questionamentos sobre o convívio e as rotinas provocadas por um relacionamento interpessoal. De acordo com a psicóloga, para alcançar a segurança emocional e aumentar a confiança para um trabalho em equipe – é preciso compreender as exigências do saber ouvir, aceitar as discordâncias e estabelecer normas éticas de respeito mútuo.
Muitas pessoas não sentem prazer naquilo que fazem e aí se baseia o repetido absenteísmo, ou seja, a constante ausência ao trabalho causada por inúmeros fatores como faltas e atrasos injustificados. Para a psicóloga Elaine Bitelbron o ambiente de trabalho não é apenas um local de execução de tarefas, mas um espaço social. “Por isso os relacionamentos saudáveis não são construídos por acaso, por que acontecem todos os dias com troca de colaboração e menos conflitos” concluiu.
SAÚDE FÍSICA –
Da saúde mental para a saúde física, a segunda palestra tratou da temática “Promovendo Saúde: Prevenção de ISTs” com a professora Jaqueline Bessa, do Curso de Enfermagem da Unicruz. Ela falou sobre abordagens de novos protocolos, até mesmo a partir da alteração na sigla antigamente conhecida por DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) para Infecção Sexualmente Transmissível – que pode existir e ser transmitida mesmo sem apresentar sintomas visíveis por vírus, bactérias ou outros microrganismos.
Os índices de transmissibilidade das infecções relacionadas à sexualidade vivenciadas pela população são alarmantes. De acordo com a enfermeira Jaqueline Bessa são pelo menos 1 milhão de novos casos por dia, em indivíduos dos 15 aos 49 anos – em decorrência da falta de conhecimento e da precocidade como vem se dando as relações na adolescência. “É extremamente urgente educar a população com esclarecimentos que promovam mudanças socioculturais e reduzam esses índices preocupantes” aconselhou.
Estudos mostram que ocorre uma alta prevalência de ISTs em mulheres jovens até os 30 anos. Depois ocorre uma queda até os 45 anos, seguido de um novo pico de reinfecção. A enfermeira recomenda que as mulheres à medida que a idade avança mantenham o rastreamento citológico. “O câncer do colo do útero é o terceiro mais incidente na população feminina brasileira, ficando atrás apenas do câncer de mama e do câncer colorretal (intestinos)” alertou a enfermeira.
OFICINA MINDFULNESS –
A terapeuta especialista em bem-estar Denice Andrade levou todo o plenário da SIPAT 2025, a um momento de descontração e meditação com uma prática de atenção pura – que em outras palavras segue a tradução consensual do termo inglês “mindfulness”. Uma prática que foi sistematizada pelo cientista Jon Kabat-Zinn, do estado norte-americano de Massachusetts, na década de 70, com foco na redução do estresse e da ansiedade – e, por consequência, melhorando a capacidade psicológicas dos indivíduos.
Denice Andrade é natural do Ceará, nascida em Fortaleza, e veio para o RS há pouco mais de um ano. É funcionária da Unicruz, desde então, fazendo parte da equipe de Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Ela explica que a atenção plena ou “mindfulness” é uma prática que estimula o autocontrole e o desenvolvimento de respostas mais equilibradas para a vida. Para ela, apesar dos preceitos budistas, este tipo de meditação não tem vínculo religioso, sendo estritamente científico passando por bases fisiológicas da energia positiva e neurociência.
PROGRAMAÇÃO –
A Semana SIPAT 2025 tem sequência nesta quarta-feira (08/10), com uma atividade do Curso de Fisioterapia, a partir das 14h30min. Haverá aferição de pressão arterial, batimentos e saturação de oxigênio, avaliação de força muscular e massagens. Depois haverá uma palestra com a Coordenadora do Curso de Direito professora Carlise Zambra com a temática “Direito e Deveres: assédio moram no ambiente de trabalho”. A programação do segundo dia encerra com a palestra “Acidente de Trabalho” – com o técnico de Segurança do Trabalho da Prevenseg Guilherme Macke.
Na quinta-feira, dia 09/10, data de encerramento da Semana SIPAT 2025, se desloca até o campus da Unicruz uma guarnição dos Bombeiros Militar de Cruz Alta para uma atividade teórico-prática de Prevenção e Combate à incêndios. A dinâmica reproduz situações que podem ocorrer no dia-a-dia com botijão de gás, combustão de madeira ou líquidos inflamáveis. Este tipo de atividade simula como agir em caso de emergência e como podemos enfrentar algumas dessas ocorrências – utilizando o extintor adequado e outras técnicas simples e eficientes – para evitar o pânico. A apresentação dos bombeiros começa às 14h30min.