OUTUBRO ROSA

OUTUBRO ROSA

FISIOTERAPIA E BIOMEDICINA REALIZARAM AÇÕES

DE SAÚDE PARA MULHERES NA INDÚSTRIA FOCKINK

Acadêmicos dos cursos de Fisioterapia e Biomedicina da Unicruz, realizaram mais uma ação de saúde comunitária, desta vez no auditório da indústria Fockink, localizada na avenida Presidente Kennedy, no bairro Arco íris, em Panambi. A atividade envolveu a participação de 186 mulheres de diferentes setores do centro administrativo da indústria, com foco na campanha do Outubro Rosa, durante todo o período da manhã da última  quarta-feira, dia 22/10.

Este grande grupo de colaboradoras da Fockink  foi divido em cinco turmas, para melhor apresentação dos painéis sobre a saúde da mulher, com especial atenção para dois temas preocupantes: o Câncer de Colo de Útero e Câncer de Mama. Uma sexta turma de mulheres assistiu uma palestra remota, em unidades da indústria Fockink localizadas nos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e Bahia, com transmissão do mesmo conteúdo de prevenção e detecção precoce desses dois tipos de câncer.

A ação de saúde na indústria Fockink foi articulada pela gerente de Recursos Humanos Raquel Desbessel Baal e os supervisores Willian Sanderson Sant’Ana e Robert Frey. A turma de Fisioterapia teve a participação do Diretor do Centro de Ciências da Saúde e Agrárias e professor do Curso de Fisioterapia Leandro de Moraes Kohl, mais os acadêmicos Liniquer Still, Ana Laura Malmann, Aniria Teixeira, Rafaela Oliveira, Érica dos Santos e Mayara Waidi.

A equipe de Biomedicina foi organizada pela Coordenadora do Curso Kelly Rodrigues Conrad, e teve a participação de Kendra Caroline Grams, Bárbara dos Santos da Silva, Betina Klein Antunes e Karen Mai Kussler. Este grupo alunas seguiu o projeto de extensão da Liga Acadêmica em Oncologia Preventiva – LAOP, composta por algumas da graduação e da pós-graduação do PPGAIS.

AÇÕES DE SAÚDE –

A atividade em Panambi, na indústria Fockink foi dividida em dois momentos. Primeiro era feita uma dinâmica com orientações ergonômicas para serem aplicadas na rotina de trabalho, afim de evitar problemas circulatórios ou indisposições em consequência de posturas e operações repetitivas, por longos períodos. As acadêmicas de Fisioterapia convidaram as funcionárias para fazer uma ginástica laboral que, segundo o professor Leandro Kohl, poderiam ser repetidas em breves micropausas, mesmo durante o trabalho – para evitar o agravamento de doenças ligadas a fisiologia do corpo.

Junto com essa prática de exercícios para melhorar as condições de trabalho, os acadêmicos de Fisioterapia também organizaram uma sessão de massagem relaxante, com equipamentos elétricos, proporcionando um bem-estar e conforto. Junto com a massagem, as funcionárias acompanharam as orientações sobre diagnóstico e prevenção dos tipos de câncer de maior prevalência sobre as mulheres o Câncer de Colo de Útero e Câncer de Mama. Durante todas as suas falas, elas insistiram que a detecção nos estágios iniciais da doença aumenta consideravelmente as chances de cura da paciente.

Estatisticamente, uma em cada cinco pessoas desenvolverá câncer durante a vida. Quando analisado por gênero, estima-se que cerca de uma em cada 12 mulheres e um em cada nove homens poderão morrer da doença. No caso do câncer de colo de útero, por exemplo, é possível reduzir, em média, de 60 a 90% a incidência do câncer cervical invasivo com a adoção do exame preventivo Papanicolau. Logo, fica evidente a necessidade de educar e incentivar a população sobre a importância de realizar consultas e exames de rotina, sobretudo os exames preventivos.