FENATRIGO, 50 ANOS

FENATRIGO, 50 ANOS

UNICRUZ SE DESTACOU COMO INSTITUIÇÃO

PARCEIRA DA 18ª FEIRA NACIONAL DO TRIGO

A Universidade de Cruz Alta/UNICRUZ esteve participando ativamente da XVIII edição da Feira Nacional do Trigo, a tradicional FENATRIGO, que este ano teve uma programação de dez dias – entre 26 de setembro e 5 de outubro. A Unicruz tem sido uma das mais comprometidas instituições entre todas as demais entidades parceiras e promotoras do evento que, agora em 2025, cruzou uma linha de tempo completando 50 anos de história.

O Reitor da Universidade, professor Dr. Fábio Dal-Soto, foi uma das autoridades presentes na abertura oficial da Feira, que aconteceu na Praça das Bandeiras na noite de 26 de setembro. A solenidade reuniu representantes de diversos setores do agronegócio, patrocinadores, apoiadores, empresários, autoridades civis e militares, além de entidades e o público em geral.

A participação da UNICRUZ na Fenatrigo também aconteceu de forma interativa no estande, localizado em um dos locais mais privilegiados do Parque Integrado de Exposições. O espaço foi especialmente montado para dar maior visibilidade à UNICRUZ, principalmente buscando uma maior aproximação com a população local e regional, com o objetivo de divulgar as potencialidades e a qualidade dos nossos cursos de graduação.

Outro momento marcante para a Unicruz na Fenatrigo foi o reconhecimento conferido ao professor do Curso de Agronomia e integrante do Conselho Curador e Conselho Universitário (CONSUN), agrônomo José Luiz Tragnago, com a entrega do troféu Trigo de Ouro. A distinção, promovida pela Prefeitura Municipal de Cruz Alta, reconhece personalidades e empresas que, por meio do agronegócio, contribuem para projetar o nome da cidade nos cenários estadual e nacional.

Todos os eventos técnicos que marcaram a Fenatrigo foram coordenados pela professora de Medicina Veterinária e Agronomia da Unicruz, Daniele Furian Araldi. A programação reuniu palestras, seminários e encontros com especialistas, produtores rurais, estudantes e lideranças do agronegócio com o objetivo de difundir o conhecimento e trocar experiências. Grande suporte também foi desempenhado pela professora Carol Oyarzabal, do Curso de Medicina Veterinária em monitoria com a Comissão Jovem do Sindicato Rural.

A Fenatrigo é hoje por conta de seus fóruns tecnológicos, um dos maiores acontecimentos em defesa da triticultura nacional e um espaço de integração, conhecimento e desenvolvimento do RS. Sua programação também é um balcão de grandes negócios com exposição do que há de mais avançado em tecnologias agrícolas, palestras, atrações culturais, musicais e esportivas.

Outro registro que muito orgulha nossa instituição, foi a UNICRUZ ter sido representada na corte de Soberanas desta edição histórica da Fenatrigo. Das quatro soberanas, três são egressas de Cursos de Graduação da universidade. A rainha Stéphani da Silva Oliveira formou-se em Direito no ano de 2022, enquanto a Primeira Princesa Alessandra Lopes Ochulaki e a Segunda Princesa Luciana Bronzoni Pereira, são egressas do Curso de Estética e Cosmética, formadas em 2016 e 2022, respectivamente. A corte se completa com a Senhorita Turismo do Município Luiza Folgiarini, cuja relação com a Unicruz, tem a ver com o seu ingresso na metade deste ano, no Curso de Administração.

O reitor Fábio Dal-Soto prestigiou o Talk de Inovação “Revolução Silenciosa: como Cruz Alta Gera Inovação de Classe Mundial”, evento que se destacou por encerrar a programação dos eventos técnicos programados para a feira deste ano. Na oportunidade, o reitor foi um dos apresentadores dos empresários que apresentaram seus painéis evidenciando a força do ecossistema de inovação de Cruz Alta. O evento teve a coordenação técnica do vereador José Henrique Westphalen, com participação das empresas Simbiose (Artur Soares), TopPlanting (Antonio Lucas Pavão), ActionDay (Alan Graminho) e Naxia Digital (Fernando Scarpellini Pedroso).

 

As fotos publicadas vem dos arquivos da FENATRIGO e da Assessoria de Imprensa da UNICRUZ/ASCOM.