
V GIRO TÉCNICO DA AGRONOMIA
EVENTO ENCERRA NESTE SÁBADO A SEMANA ACADÊMICA
A programação da Semana Acadêmica de Agronomia terá seu encerramento na manhã deste sábado, dia 27/09, com a realização do 5º Giro Técnico na área experimental do campus da Unicruz. O evento tem duração de três horas, com início às 9h30min até as 12h30min, onde o público visitante vai percorrer um total de 19 estações, todas relacionadas com os conhecimentos e as práticas adquiridas pelos acadêmicos nas disciplinas do Curso de Agronomia, desde o primeiro até o décimo semestre.
De acordo com a coordenadora do Curso de Agronomia professora Graciela Sonego Preto, os acadêmicos vão demonstrar aquilo que é feito dentro da universidade e faz parte do aprendizado recebido ao longo de sua graduação. Graciela Preto lembrou que historicamente isso tem uma relação com os 37 anos do curso que estão sendo completados, agora, em 2025, a partir de muitas vivências e experiências consolidadas. O curso de Agronomia da Unicruz já diplomou aproximadamente mil formando desde o início de sua implantação em 1988.
O Giro Técnico em suas 19 estações terá muitos atrativos para o público visitante. Entre elas, algumas dedicadas a cadeia produtiva do trigo, como áreas demonstrativas das principais cultivares de trigo e canteiros com plantas de cobertura de inverno. Serão demonstradas pelos acadêmicos técnicas de manejo para controle de invasoras e como mitigar os riscos que elas representam na propriedade. Em alguns locais, o tema será a alimentação saudável por meio da rastreabilidade e segurança dos alimentos consumidos no dia-a-dia.
ESTAÇÃO GASTRONÔMICA –
A professora Graciela destaca, ainda, a possibilidade de construção de um pomar doméstico, onde os visitantes terão orientações para dar aproveitamento a pequenos espaços residenciais, junto com modelos de estufas para produção de hortaliças e vegetais muito além da subsistência familiar. A “Estação Gastronômica” criada a partir do Giro Técnico deste ano, será montada em baixo do arvoredo – ao lado do pavilhão da Área Experimental, e será o último local a ser visitado, depois que os grupos passarem por todas a demais estações.
A “Estação Gastronômica” será exatamente aquilo que sua denominação sugere, uma atrativa exposição de produtos da cozinha da agricultura familiar, preparados pelos alunos e professores. Melhor do que isso – todos os produtos terão seus ingredientes e modo de preparo explicados detalhadamente pelos alunos, seguido do prazeroso momento de degustação. A inovação promete agradar os paladares mais exigentes e traz em definitivo para este acontecimento técnico uma experiência gastronômica – com total relação com as propostas do curso.
LEGENDA DAS FOTOS –
FOTO 1 – Canteiros de Trigo cultivados na Área Experimental da Unicruz.
FOTO 2 – A mandala é uma área demonstrativa de plantas ornamentais.
FOTO 3 – Experimentos com plantas de cobertura de inverno.
FOTO 5 – Coordenadora do Curso de Agronomia da Unicruz professora Graciela Sonego Preto.
FOTO – Demonstrativo de pequenas estufas.