
PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Unicruz traz programação com vários especialistas
O Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Universidade de Cruz Alta (Unicruz) promoverá, dos dias 13 a 15 de agosto, um encontro de saberes.
O VII Simpósio de Linguagens e Hermenêutica, a VI Mostra Interdisciplinar de Linguagens e Hermenêutica e o V Seminário Internacional de Teoria Crítica e Estudos Culturais e Decolonias trarão uma programação com vários especialistas.
O evento acontece de forma online, pelo YouTube, no canal da Unicruz Play. Os ouvintes podem realizar a inscrição até o dia 13 de agosto (quarta-feira) por meio do site da Unicruz, na aba ‘eventos” (unicruz.edu.br/eventos). Já a submissão de trabalhos, que teve data prorrogada, vai até sexta-feira (8 de agosto).
A programação reúne especialistas brasileiros e estrangeiros para debater sobre diversas áreas que envolvem os estudos culturais, a pesquisa, a comunicação, as artes e as linguagens.
No primeiro dia, quarta-feira (13), a programação começa com a palestra “Linguagem corporal e indumentária como expressão da cultura e do tempo”, às 14h15, com a professora Dra. Zélia Ferreira Caçador Anastácio. Em seguida, às 15h15, acontece a palestra “Pesquisa em rede: a importância da cooperação nos grupos de pesquisa” apresentada por Valeska Martins da Silva.
A abertura oficial do evento será às 19h15, com a temática “Entre palavras e sentidos: interfaces analíticas e compreensão dialógica”. A palestra será conduzida pelo professor Dr. Marcelo Silva de Souza Ribeiro.
Já na quinta-feira (14), a programação inicia às 14h com a VI Mostra Interdisciplinar de Linguagens e Hermenêutica. Às 19h15, a Procuradora Federal Ana Cristina Ben conduzirá a palestra “Entre formas, cores e silêncios: a linguagem das artes plásticas”. Às 20h30, a palestra “Comunicação na escrita” traz o professor Dr. Cosme Batista dos Santos.
O último dia de programação, sexta-feira (15), começa às 14h15, com a palestra “Linguagem e configuração do mundo humano numa perspectiva hermenêutica”, com o professor Dr. Fábio César Junges. Depois, às 15h45, a professora Dra. María Luz Mejiras Herrera falará sobre os “Fundamentos y desafios del Pensamiento Decolonial”.
Já à noite, a palestra “Desenhar a ruptura: giro epistêmico na arquitetura e no urbanismo decolonial” será feita pelo professor Dr. Cláudio Renato de Camargo Mello. A programação será encerrada pelo painel “Pesquisas na área de Linguagem, Comunicação e Sociedade” que conta com a participação das egressas do programa de pós-graduação Ma. Dandara Roberta Soares Conceição e Ma. Maria Luiza Vargas Rocha.
O evento, promovido pela Unicruz, conta com o apoio da Universidade do Minho, da Universidade Federal do Vale do São Francisco, da Advocacia Geral da União, da Universidade do Estado da Bahia, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e da Universidad Central “Marta Abreu” de Las Villas.