Conceito máximo

Conceito máximo

Unicruz conquista conceito 5 no recredenciamento institucional do MEC.

A Universidade de Cruz Alta – Unicruz, atingiu conceito máximo (5) no processo de recredenciamento institucional conduzido pelo Ministério da Educação (MEC), reafirmando sua excelência na educação superior, retratada nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. A escala utilizada nesse processo de avaliação varia de 1 a 5, sendo 5 o conceito máximo.

A avaliação que atribuiu esse conceito ocorreu nos dias 28 a 30 de maio de 2025, por uma comissão composta por três avaliadores ad-hoc designada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), a qual analisou diversos indicadores que constam no formulário de avaliação, organizado em cinco eixos: 1) Planejamento e avaliação institucional; 2) Desenvolvimento institucional; 3) Políticas acadêmicas; 4) Políticas de gestão; 5) Infraestrutura.

No primeiro eixo – Planejamento e avaliação institucional –, composto por cinco indicadores, a Instituição obteve conceito 4,6, atingindo o conceito máximo em três desses indicadores. A avaliação destacou o processo de autoavaliação bem estruturado e participativo, o que contribui para a melhoria institucional e a apropriação dos resultados pela comunidade interna e pela gestão da Instituição. De acordo com os avaliadores, isso “reflete uma instituição comprometida com a transparência e o aprimoramento contínuo da qualidade educacional”.

No segundo eixo – Desenvolvimento institucional –, que engloba seis indicadores, a Unicruz conquistou o conceito máximo (5) em todos eles. Esse eixo ressaltou o alinhamento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) com as práticas acadêmicas e administrativas. No parecer dos avaliadores, destaca-se que “a instituição também desenvolve políticas efetivas de valorização da diversidade, direitos humanos, sustentabilidade e memória cultural, com ações integradas aos cursos e à comunidade”. Além disso, os avaliadores também relataram que “a Unicruz promove práticas de impacto, como o Projeto Rondon e campanhas de inclusão, reforçando seu papel transformador na região”.

Em relação ao terceiro eixo – Políticas acadêmicas –, subdivido em doze indicadores, a Unicruz obteve conceito máximo em sete deles e conceito final 4,17. A análise desse eixo revela o comprometimento institucional com a excelência acadêmica na graduação e pós-graduação, incluindo o desenvolvimento profissional e social dos seus estudantes. O relatório da comissão destacou que a Unicruz “apresenta políticas acadêmicas sólidas e bem estruturadas, direcionadas ao aprimoramento contínuo da qualidade institucional, à inclusão de discentes e à conexão com a comunidade externa. A instituição demonstra compromisso com a formação integral dos discentes, integrando práticas pedagógicas inovadoras, políticas de extensão efetivas e apoio consistente à produção acadêmica”.

Já no quarto eixo – Políticas de gestão –, composto por oito indicadores, a Instituição alcançou conceito máximo em seis deles e o conceito final 4,75. O relatório destacou o quadro docente altamente qualificado da Instituição, assim como as políticas consolidadas de capacitação e formação continuada para os docentes e corpo técnico-funcional. A síntese desse eixo afirma que “a gestão institucional é democrática e participativa, com representação de todos os segmentos da comunidade acadêmica em conselhos e comissões, fortalecendo a transparência e a responsabilidade nas decisões”.

Por último, o quinto eixo – Infraestrutura –, organizado em dezessete indicadores, a Unicruz obteve conceito máximo em seis deles e conceito final 4,06. Os avaliadores destacaram a grande área construída do campus, com diversos espaços para as atividades dos cursos. “As salas de aula são amplas e climatizadas, além de uma grande quantidade de laboratórios que atendem os cursos de graduação e pós-graduação, um bom auditório e uma biblioteca com vasto material físico e digital, além de muitas salas de estudos coletivos e individuais”, sintetiza o relatório.

Para o Reitor da Instituição, professor Dr. Fábio Dal-Soto, “essa conquista é resultado do trabalho diário de toda a comunidade acadêmica da Unicruz – professores, acadêmicos e corpo técnico-funcional – que, de forma comprometida, constroem uma instituição de qualidade, inovadora e envolvida na transformação regional. Nesses últimos anos, apesar da ausência de políticas públicas significativas – em nível nacional e estadual – de apoio às instituições comunitárias e o difícil momento enfrentado durante a pandemia de Covid-19, a Unicruz avançou em dois dos seus principais conceitos, ou seja, o conceito institucional e o Índice Geral de Cursos – IGC”.

A comissão avaliadora também destacou o papel transformador da Unicruz na região do Alto Jacuí, enfatizando seu engajamento com o desenvolvimento local/regional. Próxima de completar 37 anos de história, a Unicruz se consolida como referência no ensino superior comunitário, mantendo firme seu compromisso com a educação de qualidade, acessível e socialmente responsável. O processo de recredenciamento da Instituição segue para análise final da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC) e posterior homologação pelo Ministro da Educação.

Parabéns, Unicruz! Essa nota é de todos nós!
#OrgulhoUnicruz #Nota5 #EducaçãoTransformadora #UNICRUZ