
PPGPSDS participa do projeto de formação de professores no RS.
Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social – Mestrado e Doutorado da Unicruz, participa do projeto para formação de professores no Rio Grande do Sul.
O Projeto Bases para a projeção de uma política de formação de professores é um estudo que busca informações no contexto do Rio Grande do Sul para elaborar subsídios para construir uma projeção de política para formação de professores, já que dados mostram uma crescente queda na disponibilidade de professores nas diferentes áreas do conhecimento, presente nas disciplinas que integram o currículo nas escolas. O Projeto será desenvolvido em um formato de REDE e conta com participação de outras instituições de ensino, além da Unicruz: Uergs, Unijuí, UPF, UFSM e Unipampa. Participam um grupo de 15 professores que atuam em diferentes áreas do conhecimento, onde serão desenvolvidas atividades programadas com busca de informações para responder à questão de pesquisa que acontecerá de forma articulada pela rede de pesquisadores nas diversas regiões do estado do RS que abrangem a 30 Coordenadorias Regionais de Educação(CRE) e coordenações de cursos de licenciaturas do Ensino Superior. A metodologia aplicada será a partir de entrevistas com os gestores das CREs e questionários com os coordenadores das licenciaturas. Os dados contribuirão para prospecção de cenários para a formação de professores no RS para os próximos dez anos. A formação conta com seminários envolvendo todos os pesquisadores e, no final, será publicado um livro.
O Projeto conta com a contribuição da professora visitante, Drª Zelia Anastásio, da Universidade de Minho Portugal “Eu acredito que este projeto vai oferecer uma grande contribuição para a região, uma vez que se depara com a falta de professores, e com uma carência na formação deles. Através da análise das pesquisas vamos poder ver onde estão as lacunas, onde vamos poder dar as respostas para capacitar bem o estado do Rio Grande do Sul com bons profissionais para atender bem os desafios da educação.”