Um dia especial

Um dia especial

Programa de Práticas Socioculturais tem seus primeiros doutores

:

O dia 25 de novembro de 2024 será uma data especial para o Programa de Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Unicruz e para o Programa de Pós-graduação da Instituição. Ele marca o registro das primeiras defesas de tese do doutorado.

No turno da manhã, a tese apresentada foi de Leonardo Gaist, da primeira turma do curso, e à tarde Fernanda Marques Milesi Agnolin fez sua defesa. O local escolhido para as apresentações foi o Salão Nobre do Campus Universitário, que reuniu familiares, colegas do programa, docentes da Unicruz e de outras IES via Google Meet.

A Pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Janaína Coser, esteve presente na defesa da manhã e destacou que o “dia 25 registra um avanço nas atividades do programa, pois consolida a trajetória do PPG. Esse momento qualifica as atividades do curso não só no meio acadêmico, mas com a contribuição de conhecimento teórico que respalda as diferentes práticas em segmentos diversos da nossa sociedade e que temos a oportunidade de socializar com a comunidade”.

A linha de pesquisa da tese de Leonardo Gaist foi em Linguagem, Comunicação e Sociedade e aborda a “Educação Permanente em Saúde: um trabalho com uma equipe multiprofissional de um município da região noroeste do Rio Grande do Sul, na perspectiva da análise de
discurso crítico ”.  A defesa foi transmitida via Google Meet para examinadores da Banca Externa da Universidade Federal do Piauí, Universidade Regional Integrada – URI Santo Ângelo e outros participantes, incluindo docentes e doutorandos de Portugal. O estudo de Leonardo foi orientado pelo docente Antonio Escandiel.

A apresentação da tarde foi da aluna Fernanda Marques Milesi Agnolin. Sua tese versou sobre “Método APAC em uma Instituição gaúcha: a (im)prescindibilidade dos elementos da metodologia e seus impactos em recuperandos, a partir de uma perspectiva da comunicação em Práticas Socioculturais.” A pesquisa teve a orientação da docente Carla Tavares.

O reitor da Universidade esteve presente no começo da apresentação e comentou sobre a importância do fazer da Instituição relacionado às pesquisas. “O saber reforça de modo eficaz a melhoria da nossa comunidade, auxiliando em diversas frentes, e a socialização é fundamental para mostrar a importância da ciência na sociedade de forma geral”.

Além de docentes da Unicruz, estariam presentes na banca de Fernanda dois professores – membros externos da Universidade Federal de Santa Maria, que participaram via Google meet, um docente da Fundação Escola Superior do Ministério Público do RS, além de familiares, colegas de curso.

Para a coordenadora do Programa de Práticas Socioculturais Sirlei Lauxen, “é um momento especial e significativo para o PPG e para a Universidade por serem as primeiras defesas de doutorado da Instituição e isso leva o nome da universidade além-fronteiras.”