Fórum pela paz
Gerar conhecimentos e propor soluções para a cultura da paz e aproximar as IES das realidades sociais
:
Esta semana, Florianópolis foi sede do 1o Fórum de Universidades pela Paz, que começou no dia 25 e encerra hoje. A Unicruz foi convidada a participar do evento, e foi representada pela docente Vanessa Neubauer do curso de Direito e do Programa de Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, e também pela doutoranda do Programa de Práticas Roana Goulart.
O Fórum
É um espaço que tem por finalidade integrar instituições de Ensino Superior para promover a união e ações para a construção da cultura da paz, buscando assim integração com órgãos governamentais e entidades da sociedade civil. Cada IES que participa tem um conselheiro que planeja e organiza as ações, e discute as diretrizes para serem trabalhadas sobre a paz.
O Fórum trabalha com pesquisa, projetos colaborativos, promove encontros para debates, na busca de compreender a realidade local e encontrar caminhos para transformações que possam melhorar de forma respeitosa a cultura da paz. Desta forma, definimos e organizamos lideranças integradas com as IES para trabalharem o tema em suas comunidades.
Diversas universidades de vários estados brasileiros participaram do Fórum. No encontro, teve o lançamento do Centro de Estudos Avançados pela Paz na América Latina, uma iniciativa que busca consolidar a região como referência em estudos e práticas pela paz. A Carta de Florianópolis será amplamente divulgada após o evento, reforçando o compromisso dos participantes em atuar de forma integrada e contínua para promover ações concretas e transformadoras. Entre os temas trabalhados estão:
– Justiça e Segurança da Vida;
– Educação de Qualidade;
– Meio Ambiente, Clima e Energia;
– Inclusão Social e Equidade;
– Tecnologia e Infraestrutura;
– Saúde e Bem-Estar;
– Desenvolvimento Socioeconômico e Trabalho,
– Sustentabilidade Urbana e Rural.