Educação Ambiental
Na primeira noite do Seminário teve momento cultural e reflexões sobre os cuidados com o meio ambiente
:
A palestra de abertura oficial do XXIX Seminário foi sobre “Educação Ambiental, Estado de Direito do Ambiente e a Nova Racionalidade Ambiental no Brasil”. Quem conversou com os presentes sobre o assunto foram os docentes Domingos Benedetti Rodrigues, Pós-doutor em Direito e a Doutora em Direito, Denise Girardon dos Santos. Ambos trouxeram reflexões importantes sobre as mudanças climáticas e sobre educação e profissionalização ambiental. Destacaram também o papel da discussão e o trabalho ligado as questões do meio ambiente no país.
Denise salientou aos presentes a importância das pesquisas geradas nas Instituições de Ensino Superior e apontou o papel fundamental da ciência no processo ambiental. Também falou da relevância dos resultados de pesquisas como dados norteadores para planejamentos e prospecção de ações preventivas ligadas as tragédias ambientais.
Cuidar do meio ambiente é papel de todos e a população precisa ter consciência disso. A cada ano aumentam os danos causados ao meio ambiente. A terra está ficando mais quente, está acima da média e esta mudança vem do aceleramento dos processos climáticos, causados pela ação humana.
Professor Domingo falou sobre a importancia de se debater a educação ambiental pelo viés do “profissionalismo” técnico científico. Disse que a iniciativa privada precisa fazer parte das ações de cuidados e ter responsabilidades. Por fim trouxe colocações do papel do governo ao nível de estados, municípios e união e de questões orçamentárias.
A Pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Janaina Coser, falou sobre a consolidação do Seminário, disse que a solidez do evento a cada ano se concretiza e isso pode ser visto nos números de participantes do evento, trabalhos inscritos e participação em Mostras, Painéis e outras atividades propostas pelo Seminário. Salientou a necessidade de compartilhar o conhecimento científico e os resultados de pesquisas geradas na Universidade.
Momento Cultural
Após a abertura oficial do evento, os presentes acompanharam a apresentação de dança da Cia Sete8 Dança Contemporânea, de Cruz Alta. Dez bailarinos apresentaram três coreografias, que propuseram reflexões sobre o tempo, a jornada e relacionamentos abusivos.