Colo do útero

Docente de Universidade de Portugal participa de banca de dissertação

Recentemente uma aluna do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde apresentou dados de uma pesquisa realizada para a defesa de dissertação que teve como foco a “Intervenção Educativa com Enfermeiros que realizam a Coleta do Exame Citopatológico: Efeitos sobre o rastreamento do Câncer do Colo do Útero”.

O estudo foi realizado nas unidades de atenção básica à saúde do município de Cruz Alta/RS. Ao todo 22 unidades das Estratégias de Saúde da Mulher e da Criança avaliaram o impacto da intervenção educativa com profissionais de saúde que realizam a coleta do exame.

A pesquisa foi desenvolvida no período de agosto de 2022 a setembro de 2023 e, comparou momentos de pré e pós-intervenção. Foram coletados um total de 2.152 exames citoptológicos do colo do útero, destes 1.033 foram na etapa pré-intervenção e 1.152 na etapa pós-intervenção. Foi observado um aumento na representatividade da junção escamocolunar/zona de transformação nas amostras. O que evidencia a necessidade da realização contínua do exame citopatológico em relação aos processos de construção e validação dos instrumentos da pesquisa na primeira etapa foi trabalhado um questionário e cartilha educativa, intitulada “Exame citopatológico do colo do útero: informações para uma boa coleta”.

O estudo também rendeu um manuscrito com os dados coletados, intitulado “Qualificando o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero Usando o Arco de Maguerez: Case de Estratégia de Educação Permanente em Saúde”, como um estudo metodológico, que retrata as etapas percorridas desde a construção, validação e aplicação.
A pesquisa da aluna Talia Brandt foi apresentada para uma banca composta por três docentes: Dra. Graça Simões de Carvalho, professora da Universidade do Minho, de Portugal, Dr. Arnaldo Nogaro da URI-Erechim, Dra. Eva Boff, da Uníjui e a orientadora Dra. Janaina Coser. O estudo foi apresentado por videoconferência via google meet.