X Simpósio de Práticas Socioculturais

Edição traz como tema Diálogos Interdisciplinares sobre o Desenvolvimento Humano e Social

O Simpósio de Práticas Socioculturais da Universidade de Cruz Alta chegou a sua 10ª edição, consolidando debates e valorizando a pesquisa e as histórias compartilhadas no âmbito acadêmico e na comunidade. De acordo com a professora Sirlei Lauxen, ao longo dos anos, foram surgindo novos projetos que agregam ao evento. Junto ao Simpósio são realizados nesta edição, o VIII Encontro de Movimentos Sociais; VI Mostra de Trabalhos em Práticas Socioculturais; V Encontro de Egressos do Programa de Pós-Graduação; Consciência Negra; VIII Encontro Quilombolas.

O Simpósio tem como compromisso promover a reflexão das práticas que envolvem questões relacionadas à diferentes problemáticas. Com o tema: “Diálogos Interdisciplinares sobre o desenvolvimento humano e social”, o evento tem o objetivo de debater sobre a importância e as contribuições da produção científica para a sociedade.

No evento, a ex-reitora, professora da Unicruz, Elizabeth Dornelles, foi homenageada pela relevância do seu trabalho tanto para a Universidade de Cruz Alta, como também para a criação do Programa de Pós-Graduação da instituição. “Muito feliz, muito satisfeita, não só pela homenagem que recebo, mas por ver o nosso programa chegar a esse momento! Todos os que estão aqui, os professores, são merecedores dessa homenagem!” – comentou professora Elizabeth Dornelles.

Na primeira noite de programação, o pesquisador, Abilio Baeta Neves, ex-presidente da CAPES apresentou a palestra “O stricto sensu e a contribuição para o desenvolvimento humano e social”. A palestra foi mediada pela professora Elizabeth Dornelles que ao cumprimentar o pesquisador destacou a relevância do seu trabalho e agradeceu pelas ações e apontamentos tão importantes no sentido de auxiliar no avanço das Universidades.

“Ao longo dos últimos 50 anos construímos um sistema de Pós-Graduação no Brasil, que cobre todas as áreas do conhecimento, cresceu em todas as regiões do País e tem titulado mestres e doutores crescentemente e, nesse processo tem feito diminuir as diferenças regionais. Isso é muito importante para a sociedade e para economia, pois recursos humanos quanto mais qualificados, mais suportam medidas e iniciativas de inovação, isso aumenta a competitividade, além de qualificar o ensino superior e dar base para a constituição de um forte sistema de pesquisa científica e tecnológica. ” – comentou Dr. Abilio Neves.