XVI Semana Acadêmica de Educação Física

Inovação e Tecnologia no Esporte é tema do evento

A prática de exercícios físicos está ligada não apenas ao bem estar físico, mas também ao desenvolvimento das habilidades cognitivas e emocionais. Através da prática regular, além dos benefícios estéticos, a melhora do humor, das relações interpessoais trazem resultados positivos para o corpo e a mente. Para quem realiza atividades com frequência ou para quem está começando, o acompanhamento do profissional de Educação Física é fundamental.

Para promover o desenvolvimento dos acadêmicos e formar profissionais críticos e atentos às diferentes demandas da sociedade, além das oportunidades de carreira, o curso de Educação Física da Unicruz promove regularmente atividades focadas em atualização e capacitação. Desta maneira, a Semana Acadêmica de Educação Física iniciou no dia 14 de junho no Campus da Universidade de Cruz Alta. Junto ao evento, são realizados: o XVI Seminário de Pesquisa em Educação Física e II Seminário de Relatos de Experiência em Extensão.

Com o tema Inovação e Tecnologia no Esporte, o encontro traz conteúdos unindo prática e teoria com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos universitários, oportunizando vivências da profissão. Entre as atividades realizadas, os estudantes apresentaram os relatos sobre a programação prática desenvolvida com crianças e adolescentes do Bairro Vida Nova II, destacaram momentos importantes desta experiência, bem como, dificuldades enfrentadas e as conclusões sobre o trabalho realizado. Entre as atividades foram propostos jogos, danças, oficinas de lutas e brincadeiras lúdicas. O projeto englobou crianças e adolescentes de 07 a 19 anos de idade.

De acordo com a professora Solange Billig Garces, foi escolhido o Bairro Vida Nova II, onde residem 91 famílias que estão em situação de vulnerabilidade social. “Através da disciplina do projeto integrador foram obtidos grandes resultados. Ouvimos as presidentes do bairro que nos relataram os principais problemas das crianças e adolescentes, que estão relacionados a questão de comportamento, autoestima baixa… por isso, solicitei o apoio de alunas do Doutorado (Doutorado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Unicruz) para que fizessem uma oficina de educação sócio emocional. O resultado é que, provavelmente, teremos outro projeto de educação sócio emocional em continuidade aos próximos projetos integradores. Isso já é um grande ganho, olhar para aquelas crianças e ver possibilidades de trabalhar para que elas possam mudar!” – salienta.

A Coordenadora do Curso, professora Marília Krug, parabenizou os acadêmicos que aceitaram a proposta de desenvolver artigos científicos como tarefa da disciplina da Fisiologia do Exercício. “Coletamos dados, analisamos, diagnosticamos e transformamos em um relato de experiência, em uma produção científica. Eu incentivo a pesquisa como um método de produção de conhecimento.” – destacou.

A programação do evento continua até sexta-feira, dia 16. Confira no link: https://home.unicruz.edu.br/event/p53062/