V Simpósio de Linguagens e Hermenêutica na Contemporaneidade

Junto ao evento acontecem:  a IV Mostra Interdisciplinar de Linguagens e Hermenêutica e o III Seminário Internacional de Teoria Crítica e Estudos Culturais e Descoloniais

De 14 a 16 de junho acontece na Unicruz o V Simpósio de Linguagens e Hermenêutica na Contemporaneidade, o III Seminário Internacional de Teoria Crítica e Estudos Culturais e Descoloniais, e a IV Mostra Interdisciplinar de Linguagens e Hermenêutica. De caráter internacional e online, o Simpósio é promovido pelo Mestrado/Doutorado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Unicruz, em cooperação com outras instituições.

O Simpósio foi realizado pela primeira vez no ano de 2018. Em 2023, o evento completa cinco anos e durante a abertura desta edição, na primeira noite de programação, ao saudar os mais de 500 participantes, a professora Sirlei Lauxen, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social Mestrado e Doutorado da Unicruz, destacou o quanto o evento vem se consolidando a cada edição: “O Simpósio se consolida como um espaço de discussão de variadas perspectivas linguísticas, ao mesmo tempo em que ele fomenta o debate científico, tomando a linguagem como pressuposto, onde os sujeitos, que estão todos aqui presentes, numa perspectiva interdisciplinar, encontram-se num processo de constante constituição do mundo humano, por meio da conversação, sempre aberta com o outro e manifestada na linguagem, na palavra, na interpretação que é aberta e sempre inacabada e num encontro de palavras em contextos.” – destaca.

O Reitor da Universidade de Cruz Alta, professor Fábio Dal-Soto, que no evento também representou a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Janaina Coser apontou a relevância da linguagem e da hermenêutica em diferentes contextos sociais: “são assuntos extremamente importantes em diversas áreas do conhecimento, como direito, filosofia, teologia”. – comenta.

Para o Diretor do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Unicruz, Cláudio Renato de Camargo Mello, “a presença de cada um é de extrema relevância pois demonstra o comprometimento com o conhecimento, com a pesquisa e também com esse diálogo interdisciplinar que o evento propõe.”

O V Simpósio de Hermenêutica reuniu palestrantes do Brasil e também de outros países da América Latina. Na tarde do dia 15 de junho, o momento foi de trocas e debates durante o encontro dos Grupos de Pesquisa e Laboratórios.

Organização

O evento, organizado pelos professores da Universidade de Cruz Alta Vanessa Steigleder Neubauer e Tiago Anderson Brutti é uma promoção do Mestrado/Doutorado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Unicruz, em cooperação com Universidade de Ijuí, URI Campus Santo Ângelo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul-Campus Vacaria, Universidade de Caxias do Sul, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Universidade de Pernambuco, Universidad Central Marta Abreu de Las Villas, de Santa Clara, Cuba, e Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia – ANPOF, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – Fapergs.