O Papel das Universidades Comunitárias em Pauta

Unicruz realiza audiência pública em conjunto com Unijuí, Uri e UPF

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2012-2019, realizada pelo IBGE, no ano de 2019, apenas 17,4% da população na faixa etária de 25 anos ou mais tinham ensino superior completo.

Os números trazem o olhar para o debate das alternativas e facilidades de acesso ao ensino superior. A educação de qualidade possibilita o crescimento profissional, acesso a melhores oportunidades de carreira e, consequentemente, melhores condições de vida.

Pensando em alternativas que visem avanços para a comunidade regional, bem como para a aceleração do crescimento do Estado, uma vez que um número significativo de projetos de pesquisa e extensão tem sua base nas Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul, foi instalada no dia 11 de abril deste ano, a Comissão Especial das Universidades Comunitárias na Assembleia Legislativa Gaúcha. A iniciativa é do Deputado Estadual Rafael Braga e tem como objetivo discutir pautas relacionadas ao acesso à Universidade e buscar alternativas para garantir a determinação do repasse de 0,5% da receita líquida de impostos próprios do estado para o ensino superior nas instituições comunitárias.

Em busca de respostas e mudanças efetivas, o Deputado Rafael Braga também propôs a realização de audiências públicas junto às Universidades Comunitárias. Integrando o ciclo de encontros que está sendo realizado com este objetivo, no dia 07 de julho, o debate sobre o papel das Universidades Comunitárias no Rio Grande do Sul acontecerá no Salão Nobre do Campus da Unicruz, em parceria com Unijuí, UPF e URI.

De acordo com o Reitor da Unicruz, Fábio Dal-Soto, “a audiência pública representa uma importante movimentação política em prol das Universidades Comunitárias do RS e, especialmente, para o atendimento das necessidades de uma população que busca educação de qualidade e não possui as condições financeiras integrais para a realização de suas formações acadêmicas. O RS possui um grande diferencial em relação aos demais estados brasileiros, ou seja, o Comung, o qual consiste em uma rede de educação, ciência e tecnologia, capilarizada em todo o RS. No entanto, precisa utilizá-la de melhor forma.”

COMUNG:

Instituído no ano de 1996, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – Comung reúne 14 instituições de ensino, formando assim uma rede de ensino, pesquisa, extensão, ciência e tecnologia. Com fortes vínculos com a comunidade, as Universidades Comunitárias são instituições sem fins lucrativos que prestam serviços de interesse comunitário, nas mais diferentes áreas, oportunizando assim o desenvolvimento de profissionais e de suas regiões de abrangência.