Idosos x Tecnologia

Idosos que participam das oficinas de inclusão digital finalizam o curso

No próximo dia 05 de julho cerca de 60 alunos da Oficina de inclusão Digital da Unicruz, receberão o certificado de conclusão do curso, atestando que estão aptos a usarem tecnologias móveis, entre outras. Durante quatro meses, os idosos frequentaram as aulas que eram semanais e aconteciam em um dos Laboratórios de Informática do Campus da Universidade.

Neste período os alunos com idade entre 62 e 80 anos aprenderam a usar smartphones, tablets e dispositivos móveis e desktop e foram capacitados para acessar as redes sociais como Facebook, Instagram, TikTok, LinkedIn. Os alunos ainda desenvolveram tarefas com a utilização do mouse com o objetivo de auxiliar na coordenação motora do público idoso entre outras atividades. Além disso, o curso permite que os idosos trabalhem a socialização, facilitando a comunicação deles com familiares e amigos. Três turmas estarão colando grau no próximo dia 05 de julho: uma turma de Conhecimentos Básicos e duas turmas de Conhecimentos Avançados.

Cerimônia

A solenidade acontecerá no Salão Nobre do Campus da Unicruz e seguirá os ritos de uma formatura tradicional. Os idosos estarão de toga e capelo e serão nominados individualmente para receber o certificado de conclusão. Familiares também estarão presentes na solenidade, que com certeza marcará a vida dos idosos, pela dedicação e por terem chegado ao final do curso acumulando mais um aprendizado na vida deles.

As turmas que se formam, vão homenagear um bolsista do curso de Ciência da Computação, um colaborador institucional e um professor. Cada uma delas carrega o nome dos profissionais que contribuíram para o aprendizado deles.

Resgate do Curso

Desde de 2012 a Universidade de Cruz Alta disponibiliza para os idosos aulas do Projeto de Inclusão Digital na terceira idade. O curso é oferecido gratuitamente para a população que deseja obter conhecimentos em tecnologias.

Há cerca de dois anos o projeto tem trabalhado em parceria com o Centro de Convivência do Idoso e Sesc de Cruz Alta. O Projeto de Inclusão é coordenado pela professora Patrícia Mozzaquatro Chicon. Desde o começo mais de 500 idosos já concluíram o curso.