Qualifique-C: Curso de Educação Financeira

Curso prepara colaboradores da Solarcell para administração das finanças pessoais

Na hora de investir ou fazer o planejamento financeiro, o conhecimento é um aliado. A segurança para administrar as finanças pessoais, oportuniza melhores escolhas, garantindo uma vida economicamente, mais equilibrada.

Neste sentido, em parceria com a empresa Solarcell de Cruz Alta, a Unicruz iniciou através do Programa Qualifique-C, o Curso de Educação Financeira Básica. Focado nos colaboradores da empresa que atua no segmento de energia renovável, o curso é ministrado pela Pró-Reitora de Administração da Universidade de Cruz Alta, professora Jaciara Treter, e tem como objetivo desenvolver nos participantes, competências que permitam tomar decisões financeiras adequadas sobre consumo, gastos, endividamento, poupança e investimento.

Para a docente, a dedicação dos participantes faz toda a diferença no momento de optar por atitudes que tornem a relação com o dinheiro mais tranquila, garantindo a saúde financeira: “mais do que falar sobre, é imprescindível colocar em prática todos os preceitos da educação financeira. Adquirir e praticar hábitos saudáveis financeiramente são catalisadores para elevação da qualidade de vida. O comportamento financeiro pode ser mudado, e a habilidade de lidar de forma saudável com o dinheiro é um conhecimento que pode ser aprendido, basta ter conhecimento e força de vontade.” – salienta Jaciara Treter.

Dados

Conforme aponta a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em março de 2023, o percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer no cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestação de carro e de casa, chegou a 78,3% do total dos lares no Brasil (AGÊNCIA BRASIL, 2023).