Equoterapia terá pavilhão de 300m²

A estrutura permitirá melhora nos atendimentos

Desde 2011, a comunidade de Cruz Alta conta com os atendimentos gratuitos do Centro de Equoterapia da Universidade. O projeto de extensão atende a diversas necessidades como doença de Parkinson, Síndrome de Down, paralisia cerebral, esclerose múltipla, sequelas de traumatismo craniano, déficits de atenção, transtorno autista, entre outras situações.

Os pacientes atendidos pelo Centro são encaminhados por indicação médica e atendimentos fisioterapêuticos. Uma equipe interdisciplinar trabalha com os praticantes uma vez por semana, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais, educativas, cognitivas ou motoras.

Atendimentos

Os encontros acontecem uma vez por semana e os praticantes são atendidos em uma área externa localizada junto ao Hospital Veterinário da Universidade, tendo a colaboração de outros cursos da Universidade, integrando medicina veterinária e pedagogia, também permitindo a participação voluntária de todos os cursos.

12 anos de atividades

Ao longo desses anos, já passaram pelo Centro de Equoterapia cerca de 7 mil pacientes, que receberam atendimento por meio da equipe multiprofissional, institucional, formada por universitários e coordenado por professores dos cursos envolvidos. Os atendimentos proporcionam aos pacientes uma melhora na qualidade de vida e traz resultados significativos a cada um dos atendidos.

Diferencial acadêmico com bem-estar comunitário

O projeto de extensão da Universidade, proporciona aos universitários dos cursos de Fisioterapia, Pedagogia e Medicina Veterinária uma formação diferenciada em diferentes áreas do conhecimento por meio de estágios ou projetos de pesquisa e extensão.  De acordo com a coordenadora do curso de Fisioterapia Lia Dias da Costa é “a participação dos acadêmicos neste tipo de intervenção terapêutica proporciona um diferencial na formação. Os acadêmicos da Universidade são privilegiados por terem a oportunidade de uma formação particularizada, adquirindo assim uma experiência enriquecedora, um maior    discernimento prático, atuando com uma equipe interdisciplinar, realizando pesquisas e vivenciando a extensão universitária. Ressaltamos a relevância da participação neste tipo de atividades, a Instituição prepara profissionais qualificados, pois recebem uma formação diferenciada.

Impacto Social

Recentemente a projeto recebeu uma verba a partir do auxílio destinado pelo vereador Matheus Amaral, no valor de R$ 100.000,00, via emenda parlamentar do Deputado Federal Pedro Westphalen. Esse recurso está sendo usado para a construção do pavilhão coberto. A obra começou a ser feita em março, e, será executada em fases. Neste primeiro momento está sendo feito a estrutura, cobertura e fechamento lateral do pavilhão com placas pré-moldadas. O responsável pela obra é o arquiteto institucional Ricardo Medeiros de Moraes.