Unicruz pelo mundo

Docente da Unicruz participa de competição mundial no Canadá

A Universidade de Cruz Alta, representada pela professora do curso de Administração, Ana Luíza Rossato Facco, integrou o júri da competição Social Business Creation – SBC. As finais da competição foram realizadas em Montreal no Canadá, pela HEC Montreal (Escola de negócios da Universidade de Montreal) com apoio do Instituto Yunus e Scotiabank, de 27 de setembro a 01 de outubro.

O evento contou com 250 projetos de participantes do Canadá, Brasil, México, Argentina, Índia, Taiwan e Alemanha. E, tem por objetivo a criação de negócios sociais, que produzam impacto social buscando a resolução de um problema social, aliado a lucratividade e sustentabilidade.

A docente da Unicruz atuou como jurada da competição desde as rodadas online até a fase final em Montreal, onde avaliou projetos do México, Índia e Taiwan. Ana Luíza ainda conquistou o prêmio “Educador de Maior Impacto”, por apresentar a melhor proposta de inovação pedagógica e eficácia de acordo com a missão da competição. “Receber esse prêmio foi um momento ímpar na minha trajetória, ter esse reconhecimento internacional reforça a ideia que o propósito aliado a dedicação são essenciais na nossa vida. Representar a Unicruz e o meu curso de Administração fortalece o compromisso individual e institucional na busca pela excelência”, comenta a educadora.

Na ocasião várias premiações aconteceram tanto institucionais quanto individuais. A professora Ana Luíza, que é doutoranda do Programa de Doutorado da Unisinos, completou a participação na SBC (Social Business Creation), concorrendo com um projeto relacionado a adoção tardia. Diante da problemática dos altos índices de devolução de crianças no pós-adoção, a equipe formada por seis mulheres criou um jogo, o Reconquer (Reconquista) foi criado com intuito de fortalecer as relações entre pais adotivos e filhos por meio da gamificação.

“É um jogo físico que contém cartas com atividades relacionadas a construção de projetos, como por exemplo: construir uma maquete, fazer uma mini horta, etc. E também momentos como – Fale o que você mais gosta na casa, sua comida preferida – é, basicamente, um diário para registro da evolução da família e regras da própria família”, explica a professora.

A proposta classificou-se entre os 5 melhores projetos e conquistou o título “Conceito Inovador de Negócio Social” e premiação de $2.000 dólares canadenses. A ideia para um futuro próximo é que o jogo possa ser disponibilizado para qualquer família em forma de aplicativo, inclusive para as que não fazem parte o ecossistema da adoção.