A serviço da sociedade

O curso de Biomedicina promove transformações para o bem-estar social

Confira a reportagem em áudio
Clique aqui para download

O Curso de Biomedicina da Unicruz possibilita uma formação que reúne as artes de ensinar, diagnosticar e valorizar a vida, num programa de ensino que alia pesquisa, extensão e inovação na área de saúde. “O biomédico é o profissional preparado para assumir esse compromisso com a população e, devido a importância de sua atividade, é fundamental que tenha uma formação sólida, com base em princípios éticos e rigor científico”, ressalta a coordenadora do Curso Mariana Parisi.

A grade curricular do curso contempla dois estágios curriculares, totalizando 1.020 horas de atividades práticas, que aproximam o aluno do mercado de trabalho. O estágio supervisionado I contempla a habilitação em análises clínicas e diagnóstico molecular. Já no estágio supervisionado II, o aluno pode optar entre a habilitação em citologia oncótica ou outra habilitação de seu interesse.

As disciplinas de núcleo comum fortalecem as vivências e experiências multiprofissionais, um grande diferencial para o mercado atual, no qual os biomédicos atuam em equipes interdisciplinares.

Além disso, as disciplinas optativas permitem a flexibilização do currículo, expandindo o conhecimento do(a) acadêmico(a) para as demais áreas de atuação do biomédico, que não estão contempladas nas habilitações oferecidas pelo Curso.

O ensino presencial também permite a aproximação dos acadêmicos com projetos de pesquisa, extensão e inovação, nos quais os universitários têm a possibilidade da atuação como bolsistas ou voluntários, desde o primeiro semestre, potencializando a experiência científica e profissional. Nessas atividades, os alunos vivenciam, ainda, a prática na saúde pública, em ações ligadas ao Sistema Único de Saúde.

A partir de metodologias ativas e atuais, o curso de Biomedicina da Unicruz propicia experiências que vão além da sala de aula: visitas técnicas; viagens; participação em congressos e eventos científicos; possibilidades de intercâmbios e vivências em ambientes de empreendedorismo, a partir da interação com a Start – Agência de empreendedorismo, inovação e transferência de tecnologia.

A infraestrutura também posiciona o Curso em lugar de destaque no cenário regional, com laboratórios de anatomia humana, histologia, química geral e inorgânica, química orgânica, microbiologia, bioquímica, análise da água, física, genética e biologia molecular, herbário, histotécnica, informática, análises clínicas, citopatologia, biotério, ecologia, físico-química.

Os professores mestres e doutores são um grande diferencial da Biomedicina, que tem conceito 4 no MEC, numa escala de 1 (nota mínima) a 5 (nota máxima).

A ampla área de atuação é outro atrativo para quem deseja cursar, pois contempla elaboração e execução de exames de apoio ao diagnóstico, estudos e pesquisas científicas junto a laboratórios clínicos e demais instituições relacionadas à prevenção, ao diagnóstico de doenças e à promoção da saúde humana. Essas atividades podem ser desenvolvidas em diferentes áreas, como: análise ambiental; análises clínicas; biologia molecular; citologia oncótica; parasitologia; imunologia; hematologia; microbiologia; bioquímica; biofísica; banco de sangue; virologia; fisiologia; saúde pública; radiologia; imagenologia; estética; análises bromatológicas; microbiologia dos alimentos; histologia; patologia; acupuntura; genética; embriologia; reprodução humana assistida; farmacologia; psicobiologia; sanitarista; toxicologia; perfusão extracorpórea; auditoria; indústrias e comércio de insumos e equipamentos para laboratórios de pesquisa e biomedicina estética.

Clique aqui e saiba mais sobre o curso.

Inscrições para o Vestibular aqui.

Confira aqui as opções de bolsas, financiamentos e descontos.