Debate científico
Simpósio de Linguagens e Hermenêutica na Contemporaneidade reúne pesquisadores do Brasil
O Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Unicruz promoveu o III Simpósio de Linguagens e Hermenêutica na Contemporaneidade, nos dias 10 e 11 de junho, por meio das plataformas digitais.
O evento proporcionou uma reflexão sobre as diferentes definições de mundo e as relações entre sujeitos através da linguagem. Conforme o seu coordenador, professor Antônio Escandiel de Souza, o Simpósio teve como propósito fomentar o debate científico em torno da constituição humana, por meio da relação entre hermenêutica e linguagens. “Mais uma vez alcançamos o propósito, tendo em vista que o evento contou com palestrantes renomados e reuniu pesquisadores de diferentes cidades e estados do Brasil”, salientou.
Participou da primeira conferência do Simpósio o doutor em Sociologia pela Université de Paris V (René Descartes) Michel Thiollent. O professor é referência nacional e internacional na área da pesquisa-ação e abordou a temática ‘Novas perspectivas sobre a pesquisa-ação em áreas culturais’. “Precisamos problematizar o conceito da pesquisa-ação, o que significa essas diferenças e, na prática, o que pode para ser implementado”, ressaltou. O professor,ainda, destacou que “a pesquisa-ação em áreas culturais produz efeitos significativos, resgata e trabalha a memória coletiva da comunidade, além de promover um legado cultural entre as gerações”.
O professor de música da Universidade Federal do Rio de Janeiro –UFRJ, Samuel Araujo apresentou o projeto e pesquisa-ação na sua área, que realiza nas favelas do Rio de Janeiro. “Na pesquisa-ação participativa eles escrevem textos conosco, se apresentam em congressos”, relatou. Ele também observou que as políticas públicas têm colaborado para que moradores de favelas ocupem cada vez mais as universidades, tanto públicas como privadas, sendo legítimo que se tornem protagonistas nos campos em que atuam.
Na sexta-feira (11) foi realizada a II Mostra de Trabalhos Científicos. Durante à noite, o doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, José Pedro Boufleuer, ministrou a intitulada ‘Condição humana e linguagem: a educação e o desafio de produzir compreensões intersubjetivas’.
As palestras completas podem ser acessadas no canal do Youtube, da Editora Ilustrações.