Lógica lúdica
Laboratório de Ideias da Unicruz cria jogo de tabuleiro para reforçar o aprendizado de estudantes das Engenharias.
:
À primeira vista parece Jogo da Vida, Banco Imobiliário ou qualquer outro clássico dos tabuleiros, mas as trilhas com casas coloridas são os mais novos instrumentos criados pelo Laboratório de Ideias da Unicruz para auxiliar no aprendizado dos alunos. Calculus, nome provisório do jogo, está sendo testado em disciplinas ofertadas aos cursos de Engenharia e a metodologia já apresenta resultados na absorção de conhecimento.
O regulamento é fácil de entender: divididos em trios, os estudantes controlam peças sobre o tabuleiro e jogam um dado por rodada – que vai ordenar o número de passos a avançar. Ao estacionar em um local, a equipe será desafiada pelo mediador da partida a solucionar um cálculo em dois minutos. As cartas com os enunciados são diferenciadas por cores que coincidem com os espaços do tabuleiro, cada uma com operações matemáticas e níveis de dificuldades distintas. O baralho preto, por exemplo, possui os problemas mais complexos, mas também é o que concede a maior bonificação no jogo em caso de acerto. Vence o trio que chegar primeiro ao final da trilha.
A fórmula, que une lúdico e lógica, agradou quem experimentou Calculus. “Estou achando muito legal porque é uma chance de revisarmos teorias que aprendemos em sala de aula”, conta a estudante do curso de Engenharia Civil Luciane Biasi. Ela e os colegas estão matriculados em Cálculo II e Física II, disciplinas escolhidas para testar a novidade.
“A ideia foi articulada em reuniões com a professora Bere (Berenice Basso, ex-assessora pedagógica da Unicruz, falecida no ano passado) para solucionar dificuldades de aprendizado dos alunos. Ela sugeriu que jogos seriam boas estratégias, aproveitando a competitividade e a capacidade de reter a atenção por longos períodos. Montamos um grupo de professores para desenvolver o jogo, que foi pensado de uma maneira genérica para que possa ser utilizado por outros cursos”, explica um dos membros do Laboratório de Ideias da Unicruz, professor Ricardo Lauxen, que também adianta a intenção de introduzir o desafio a acadêmicos de Administração e Ciências Contábeis. Outras iniciativas semelhantes do Laboratório já agregaram oportunidades de reforçar os ensinamentos: no final do ano passado, o corredor onde acontecem as aulas dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil e Engenharia de Produção ganhou um mural no qual professores elaboravam perguntas de raciocínio lógico para que estudantes resolvessem coletivamente.
Embora esteja em fase de aprimoramento, Calculus já demonstra ser um método eficaz para fixação de lições. “Estamos vendo resultados excelentes porque eles estão saindo da sala de aula convencional e trabalhando o raciocínio em um jogo que envolve números, tempo e competição. Esperamos que isso traga mais conhecimento e possa ser adaptado para outras áreas ”, comemora a professora Adriana Schmidt, membro da comitiva que concebeu Calculus – que também ganhou uma versão infantil para ser eventualmente aplicada com crianças.