O PPGPA pesquisa e analisa, de forma integrada, o manejo e a eficiência dos ambientes produtivos e atenta às questões ambientais com responsabilidade social. Além disso, investiga, em perspectiva interdisciplinar, os diversos aspectos relacionados à produção no contexto desses ambientes e sua relação com os atuais preceitos de desenvolvimento sustentável, mantendo um olhar crítico e ético. Nesse contexto, propõe o desenvolvimento de processos, produtos e técnicas para atender, de forma inovadora, a demanda global de alternativas sustentáveis que potencializam a relação dinâmica produção-ambiente-sociedade.

 

Objetivo

O Programa de Pós-Graduação em Produção e Ambiente objetiva, a partir da compreensão das atuais dinâmicas do contexto socioambiental, o estabelecimento de estratégias ecoeficientes para os diversos ambientes de produção bem como o desenvolvimento de sistemas e produtos bioativos que possam contribuir com uma produção mais limpa.

 

Objetivos específicos

– Compreender, com visão interdisciplinar, a relação ambiente e sociedade no contexto contemporâneo, contribuindo com as vocações regionais e com a sustentabilidade;

– Articular diferentes saberes por meio da integração entre ensino, pesquisa e inserção social;

– Investigar as dinâmicas dos ambientes produtivos propondo formas ecoeficientes para o desenvolvimento sustentável;

– Instigar novas alternativas para a produção sustentável com base na prospecção, análise e utilização composto bioativos, bem como a relação simbiótica entre os seres vivos;

– Contribuir para desenvolvimento científico inovador, gerando a agregação de valor aos ambientes de produção com base nos preceitos da sustentabilidade.

 

O PPGPA é constituído pelos órgãos deliberativos (Conselho e Colegiado do curso), pelo órgão executor dos serviços administrativos (Coordenação do Programa e Secretaria do Programa), pelo corpo docente e corpo discente.

O PPGPA oferta 20 (vinte vagas) anuais que são preenchidas através de processo seletivo publicado em edital.

Para a obtenção do título de Mestre em Produção e Ambiente, o discente deverá (I) ser aprovado em 24 (vinte e quatro) créditos de disciplinas; (II) ter o projeto de pesquisa qualificado e aprovado; (III) ter aprovação no exame de proficiência de língua inglesa; (IV) apresentar a dissertação e ter essa aprovada por uma banca examinadora em sessão pública e (V) comprovar a submissão de um artigo científico em um periódico classificado no sistema Qualis da Capes da Área de Ensino Interdisciplinar com critério mínimo B2.

 

Ecoeficiência nos processos produtivos: Estuda os ambientes de produção e sua interface com as questões socioambientais. Promove estratégias para a redução de impactos ambientais, gestão de resíduos e produção ecoeficiente, com base nos princípios da sustentabilidade. Busca desenvolver tecnologias de inovação frente aos sistemas convencionais para uma produção mais limpa e responsável.

Professores vinculados a esta linha de pesquisa

  • Isadora Wayhs Cadore Virgolin
  • Vanessa Steigleder Neubauer
  • Fabio Dal Soto
  • Diego Pascoal Golle
  • Jana Koefender
  • Valeska Martins da Silva
  • Theodoro Schneider
Bioativos na Produção: Investiga a prospecção e aplicação de substâncias bioativas capazes de contribuir com processos mais limpos nos ambientes de produção. Atenta à legislação vigente, procura desenvolver o conhecimento e a inovação de sistemas e produtos bioativos aplicados a saúde única – animal, humana e ambiental – considerando sua indissociabilidade.

Professores vinculados a esta linha de pesquisa

  • Mariana Migliorini Parisi
  • Paula Montagner
  • Josiane Woutheres Bortolotto
  • Viviane Cecília Nunes
  • André Schoffel

O egresso do Programa de Pós-Graduação em Produção e Ambiente terá o perfil de um profissional com formação interdisciplinar, apropriado das técnicas de investigação científica para a geração de conhecimento nos ambientes produtivos. Terá a capacidade de atuar e intervir nos diversos ambientes, desenvolvendo estratégias de produção mais limpa, e propor a criação de novos processos e produtos que contribuam com a sustentabilidade, com a agregação de valor aos ambientes de produção e com a redução dos impactos ao meio ambiente.

Mais informações em breve.

Análises de Solo e de Tecido Vegetal

Espectrofotômetro de absorção atômica, espectrofotômetro UV-visível, penetrômetro, sonda TDR, fotômetro de chama, moinhos de solo e de tecido vegetal, bloco digestor, dispensador, agitador de amostras, bureta digital.

Cultura de Tecidos Vegetais “in vitro”

biorreatores de imersão temporária, sala de cultivo com climatização e controle de fotoperíodo realizado por LEDs, termociclador, cubas de eletroforese, espectrofotômetros, ultrapurificador de água, câmara para ensaios de crescimento de plantas (Fitotron), clorofilímetro, câmaras de fluxo laminar, cromatógrafo gasoso, espectrômetro de massas.

Centro de Estudo, Pesquisa e Preservação Ambiental – CEPPA

Preservação e pesquisa de áreas de fragmentos florestais, de mata ripária do rio Cambará ebanhados. Desenvolve pesquisa na área ambiental envolvendo a biodiversidade local.

Sementes

BOD germinador, medidor de umidade.

Análises de Água

Oxímetro, espectrofotômetro de absorção atômica, condutivímetro.

Hidráulica e irrigação

Bancada de conduto livre e de conduto fechado, bancada de irrigação por aspersão, drone, computador, estufa de circulação de ar forçado, penetrômetro de stolf, conjunto de anéis volumétricos e extrator para solo e bateria de tensiômetros.

Multiplicação Vegetal

Dois tratores do tipo enxada rotativa, casa de vegetação, duas estufas agrícolas, semeadora, carroção para trator, pulverizadores, termômetro de solo.

Forragicultura

Conjunto de peneiras separadora de partículas para forragem (Penn State); desidratador de forragem; banho maria metabólico.

Reprodução Animal

Ultrasson veterinário, bomba de aspiração, eletroejaculador, estrutura e equipamentos para a realização completa de biotécnicas de reprodução animal, como produção de embriões in vitro, transferência e congelamento de embriões bovinos, análise e congelamento de sêmen.

Patologia Clínica e Parasitologia Veterinária

Contador hematológico, bioquímico semi-automático, espectrofotómetro UV, citocentrífuga, centrífugas, eletroforese, BOD, microscópios e estereomicroscópios.

Multidiagnóstico

espectrofotômetro UV, leitor de ELISA, eletroforese, microscópio imunofluorescência, citômetro de fluxo, capela de fluxo laminar, centrifugas refrigeradas, máquina de gelo, homogeneizador tipo Potter, ultra freezer.

Genética e Biologia molecular

Termociclador para PCR; termociclador para PCR tempo real, cabine de biossegurança B2, fluxo laminar, digitalizador de imagem para géis de agarose, poliacrilamida e de proteínas, cuba de eletroforese em gel, fonte para eletrofose em gel, vórtex, termobloco, estufa, centrifuga de minitubos, agitado de baixa rotação;

Lab. de Ensino, Pesquisa e Extensão em Humanidades “Sorge Lebens"

Seu objetivo é incentivar o exercício da cidadania e fortalecer os propósitos da ética profissional;

Pesquisa e Experimentação em Saúde (LAEPS)

biotério de experimentação para zebrafish.

Fazenda Escola

Instalações zootécnicas (área de 60 hectares) incluindo a Área de Produção Animal: centro de manejo e contenção, potreiros de pastagens com alocação de cochos para alimentação e bebedouros, para aproximadamente 100 animais (bovinos, ovinos e equinos) para produção e reprodução; Área Experimental Agrícola com 140 hectares, na qual são desenvolvidos os trabalhos de pesquisa e convênio com Instituições, como Embrapa (Arroz e Feijão; Milho e Sorgo; Soja, Trigo) FEPAGRO/RS, EMATER. Equipamentos: duas semeadoras agrícolas (cultura de inverno e verão).

MAIS INFORMAÇÕES EM BREVE.

EDITAL 62/2023 - Processo de Seleção de Mestrado e Doutorado

A primeira turma do PPGPA terá início em março de 2023.

A primeira turma do PPGPA terá início em março de 2023.

MAIS INFORMAÇÕES EM BREVE.