Inclusão Digital para Jovens
Unicruz realiza oficina gratuita com participantes do Projeto Pescar
Telefones, tablets e computadores cada vez mais, estão presentes no nosso dia a dia. O uso destes equipamentos facilita e permite o acesso a diferentes informações. Muito além das pesquisas na internet e acesso às redes sociais, o conhecimento em informática se faz necessário, principalmente, na hora de buscar o primeiro emprego.
Seja para a execução de tarefas simples como a construção de um currículo e envio de e-mails, como também, na hora de desenvolver relatórios e planilhas no excel, ou até mesmo, executar atividades que exijam programas mais específicos na rotina administrativa de uma empresa, por exemplo. São nestes momentos que o conhecimento faz toda a diferença na formação!
Com o objetivo de capacitar os jovens do Projeto Pescar, (programa pioneiro de formação socioprofissionalizante voltado para o desenvolvimento de jovens) para o uso das tecnologias, a Unicruz oferece a oficina de Inclusão Digital. De segunda a sexta-feira, as aulas serão ministradas no campus da Universidade de Cruz Alta, o projeto conta com a participação de bolsistas que auxiliam na construção de conteúdo e dinâmica das aulas e é coordenado pela professora da Instituição, Coordenadora do Curso de Ciência da Computação, Patricia Mozzaquatro Chicon.
A docente relembra que o curso de Ciência da Computação sempre está disposto a contribuir com a comunidade em projetos como este. “O objetivo deste projeto é incluir os jovens digitalmente, para que eles possam utilizar a informática no mercado de trabalho. Nosso foco é que eles aprendam a trabalhar desde a parte básica até a avançada relacionada à computação. “ – destaca.
Caderno e caneta para anotar, ouvidos atentos às explicações, concentração. Não importa o nível de conhecimento em informática, na oficina, os participantes chegam trazendo também a expectativa de adquirir aprendizados que irão permitir melhores oportunidades para iniciar a construção da carreira.
Para o participante, Eduardo Guimarães Mello, as aulas serão a oportunidade de aprender, principalmente, a fazer currículo, trabalhar em planilhas no excel: “não entendo muito sobre informática, mas nunca é tarde para aprender.” – comemora.
O jovem Ruan Pablo Marques, que também participa da oficina, destaca que esta é uma oportunidade única para a qualificação profissional e relembra as histórias de familiares que não tinham as mesmas oportunidades. “É uma oportunidade muito grande para todos, para a gente poder se qualificar para o mercado de trabalho, e mais além, quem sabe passar esses ensinamentos adiante!”-salienta.
Neste semestre serão ofertadas cinco oficinas, entre elas introdução ao processamento de dados, Microsoft Word, Excel, Power Point, Internet, Pesquisa na Web, entre outros.