Fisioterapia: atletas do Basketito são avaliados na Unicruz

Atividade promovida pela Unicruz tem objetivo de prevenir lesões e melhorar rendimento dos jogadores

A Fisioterapia preventiva tem papel fundamental na qualidade física e bom condicionamento de atletas. Através da avaliação, o fisioterapeuta identifica possíveis fraquezas musculares e áreas de tensão que podem resultar em lesões esportivas de atletas dos mais diferentes níveis. A Universidade de Cruz Alta preza pela formação acadêmica e pelo desenvolvimento de atividades práticas, a fim de preparar o futuro profissional para atuação em diferentes vertentes, além de promover ações que ofereçam benefícios para a comunidade.

Desta forma, o curso de Fisioterapia da Universidade de Cruz Alta, através da disciplina de Fisioterapia Desportiva ministrada pelo professor Fernando Schutz Voloski, promoveu avaliação dos jogadores de basquete das categorias adulto e sub-16 do projeto Basketito.

A atividade foi realizada no ginásio do Campus da Unicruz pelos estudantes da Fisioterapia, supervisionados pelo docente. Os atletas foram submetidos a avaliação da mobilidade articular, força muscular do core e propriocepção (respostas motoras). De acordo com o docente, o objetivo destas avaliações é a partir dos resultados encontrados, propor atividades voltadas a prevenção de lesões e, consequentemente, a melhora do desempenho.