Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia visita a Unicruz

Verbas aprovadas nas Consultas Populares de 2020 e 2021 devem ser liberadas ainda no primeiro semestre

Nos dias 02 e 03 de maio, a Universidade de Cruz Alta recebeu a visita das representantes da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia – SICT, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Nadia May Ibias, Chefe de Divisão – Gestora de Projetos e Coordenadora do Educar para Inovar, e Claudia de Freitas Lopes, Analista de Gestão Pública do Departamento de Ambientes de Inovação.
Estiveram presentes nos encontros o Reitor da Unicruz, Fábio Dal-Soto, a Coordenadora Geral da Agência Start Luísa Carpovinski Pieniz, a Coordenadora do Escritório de Empreendedorismo, Ana Luíza Rossato Facco, o Coordenador dos Laboratórios, Eduardo Novakoski, a Secretária Executiva do Corede Alto Jacuí, Elizabeth Fontoura Dorneles, e os professores André Schoffel, Coordenador do Polo de Inovação Tecnológica do Alto Jacuí, e Juliane Nicolodi Camera.
Durante a agenda, as representantes da SICT realizaram visita técnica nas instalações do Polo de Inovação Tecnológica da Universidade de Cruz Alta com a avaliação de equipamentos utilizados nos projetos desenvolvidos pela Unicruz por meio de convênio com a Secretaria. Também foram realizadas reuniões na Agência Start para debater assuntos relacionados aos projetos aprovados em votação na Consulta Popular dos anos 2020/21 e 2021/2022, para estruturação da Incubadora Tecnológica Conecta. A verba totaliza o valor de R$ 787,4 mil e deve ser disponibilizada ainda no primeiro semestre deste ano. A Conecta representa um importante avanço na área de inovação e empreendedorismo, a qual irá possibilitar a criação de startups e a geração de negócios e empreendimentos inovadores.
Para o Reitor Fábio Dal-Soto, “a visita dos profissionais da SICT é sempre bem-vinda na Instituição. Isso significa que a Unicruz possui projetos de inovação com fomento externo, envolvendo pesquisa e desenvolvimento, e está avançando para qualificar seus mecanismos que darão melhor suporte aos acadêmicos, professores e comunidade em geral para a geração e o estabelecimento de negócios inovadores, especialmente aqueles baseados no conhecimento e na tecnologia”. – destaca.