A preocupação do curso é desenvolver uma sólida base teórica, de cunho interdisciplinar, e permitir que o estudante aprofunde, a partir de seus interesses, a pesquisa sobre a temática central do curso que é a Atenção Integral à Saúde.

Espera-se que os profissionais formados pelo curso construam habilidades e competências que lhes permitam conceber, formular e implementar ações, políticas sociais e de educação para a saúde, bem como desenvolver pesquisas aplicadas à resolução de problemas concretos nesses diferentes campos. Além disso, possibilita atuar no Ensino Superior na área da saúde.

Proficiência em língua estrangeira

O discente deve ter sido aprovado em exame de proficiência de língua inglesa antes de encaminhar a solicitação de defesa de dissertação, para a Coordenação do Curso.
O exame de Proficiência pode ser realizado por instituições de Ensino Superior ou por instituto credenciado oficialmente para esta finalidade.

LINHAS DE PESQUISA

  1. Processos saúde-doença-cuidado
    Investiga a atenção à saúde, nas diferentes fases do curso da vida. Estuda, de forma interdisciplinar, os aspectos epidemiológicos, assistenciais e educacionais em saúde, com foco na proteção, cuidado, reabilitação e na prevenção de riscos, agravos, intercorrências e modalidades terapêuticas em saúde.
    Professores desta linha:

    Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz
    Christiane de Fatima Colet
    Eliane Roseli Winkelmann
    Eniva Miladi Fernandes Stumm
    Evelise Moraes Berlezi
    Janaina Coser
    Janice de Fatima Pavam Zanella
    Ligia Beatriz Bento Franz
    Marilia de Rosso Krug
    Paulo Ricardo Moreira
    Rodrigo de Rosso Krug

  2. Processos químicos e biológicos em saúde
    Desenvolve pesquisa experimental e aplicada de forma interdisciplinar. Investiga e desenvolve biomarcadores por meio de estudos In vitro, com modelos animais e com seres humanos. Compreende a produção de conhecimentos científicos de forma a subsidiar e qualificar a atenção à saúde.
    Professores desta linha:

    Gabriela Bonfanti Azzolin
    Matias Nunes Frizzo
    Mirna Stela Ludwig
    Roberta Cattaneo Horn
    Thiago Gomes Heck

Regimento do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS)