
ENTREVISTA DA REITORA ELEITA
PROFESSORA SIRLEI LAUXEN DEU ENTREVISTA AO PONTO CRÍTICO
A Reitora eleita para o triênio 2026/2028 na Unicruz, professora Sirlei de Lourdes Lauxen, concedeu entrevista de bancada nos estúdios da Rádio Cruz Alta AM, para o programa Ponto Crítico, conduzido pelo comunicador Paulinho Barcelos, na manhã da última quarta-feira, dia 03 de novembro.
A entrevista se prolongou em dois blocos do programa, totalizando em torno de 25 minutos, tempo suficiente para que muitas perguntas fossem respondidas sobre o momento da universidade e o planejamento estratégico que está sendo construído pelo grupo da nova reitoria.
A professora Sirlei Lauxen falou da grande expectativa que existe a partir da posse na nova Reitoria que vai acontecer no próximo dia 12 de dezembro, sexta-feira, a partir das 14h30min, durante solenidade no salão nobre do campus da Unicruz. A partir do ato de assinatura, começa o exercício pleno do mandato da nova reitoria para os próximos três anos.
Perguntada sobre a escolha de seu nome para concorrer ao cargo, a professora Sirlei disse que foi resultado de uma articulação nascida ainda no mês de julho, onde uma parcela significativa de docentes apoio incondicionalmente a sua candidatura. A partir da sua decisão, foram integrados os nomes do professor Antônio Escandiel para Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e da professora Vera Freitag para Pró-Reitora de Graduação.
A nova Reitora comentou sobre o vínculo de 24 anos com a Unicruz e, mais recentemente, como Coordenadora do PPG – Práticas de Pós-Graduação em Políticas Socioculturais e Desenvolvimento Social. Sirlei Lauxen ingressou como docente em2001 e de lá prá cá tem sido uma educadora comprometida com a instituição. “Eu sou de Tapera, mas nossa universidade também possui essa imersão de caráter regional” justificou, o que demonstra existir uma unidade de propósitos nessa relação, independente dela ser de Cruz Alta ou não.
A nova gestão da universidade, segundo Sirlei Lauxen, está comprometida com o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, e não vai se desviar daquilo que foi panejado para execução no período 2023/2027. “Nossa intenção passa por um planejamento estratégico que vai elencar algumas ações administrativas e políticas internas, visando a sobrevida e a recuperação da instituição” garantiu a nova Reitora.
A Unicruz tem um passivo a ser administrado. Segundo a professora Sirlei Lauxen, para alcançar o equilíbrio financeiro é preciso, necessariamente, buscar alunos pela região, para manter a estrutura e o fornecimento dos Cursos presenciais. Entre os pontos fortes estão – um quadro docente qualificado e a avaliação institucional do MEC que concedeu a nota máxima para o ensino universitário – com o conceito 5.
A nova reitoria integrada pelos professores Sirlei Lauxen, Antonio Escandiel e Vera Freitag, tem garantido que vão garantir a participação e a contribuição dos sob todos os aspectos que dizem respeito ao momento atual e o futuro da Unicruz. Outros pontos a serem destacados são: sustentabilidade financeira, relações humanas no ambiente de trabalho, identidade institucional, manter a qualidade pedagógica e maior inserção da universidade nos Municípios do COREDE Alto Jacuí (bolsas pela Prefeituras).
As ações mais urgentes estão vinculadas a possibilidade de cooptar novos acadêmicos – como passou a vigorar este ano através do programa Jovens Brilhantes, onde o poder público de Cruz Alta disponibilizou 35 bolsas de estudos para jovens em vulnerabilidade social. “Isso será levado em nível de COREDE onde esperamos um posicionamento em apoio ao Ensino Superior e à Unicruz” afirma, confiante, a nova Reitora Sirlei Lauxen.
