
Feira das Profissões tem expectativa de receber mais de 1.200 estudantes
Evento está programado para a próxima terça-feira dia 16, nos turnos da manhã e da noite.
Está em contagem regressiva mais uma grande edição da Feira das Profissões da UNICRUZ, conforme programação para a próxima terça-feira, dia 16 de setembro, no campus universitário. Este ano o evento foi formatado para acontecer em dois turnos: o primeiro – no período da manhã, das 8h30 às 11h30, e o segundo – no período da noite, das 19h às 22h. Cerca de 1.200 estudantes de escolas públicas e particulares de Cruz Alta e outros 11 municípios da região, estão sendo esperados neste momento de entrelaçamento entre a comunidade escolar e a universidade.
A Feira das Profissões da UNICRUZ é um espaço que aproxima estes dois segmentos – o mundo acadêmico e o estudantil secundarista, em especial, os alunos em fase de conclusão do 3º ano do Ensino Médio. O grande mote de apelo para os visitantes é a possibilidade de encontrar e tirar desta experiência, a descoberta de uma vocação ou um caminho a seguir – através de um grande tour pelos prédios, laboratórios e demais estruturas da instituição.
Os alunos vão vivenciar tudo isso por meio do acolhimento de professores, colaboradores e assessorias, transformando esta visita presencial num teste vocacional, que tem tudo para acontecer de maneira interativa e divertida. Para a maioria dos estudantes este será, provavelmente, o primeiro momento de contato com a sua futura vida acadêmica. Daí a importância de se preparar para fazer uma busca ativa pela formação e qualificação profissional que os cursos da UNICRUZ podem oferecer.
ESCOLAS DA CIDADE E REGIÃO –
O trabalho de convite e contato com as escolas de Cruz Alta e região para participar da Feira das Profissões vem sendo realizado desde o mês de junho. De acordo com a relações públicas Anne Bratz da equipe da ASCOM – Assessoria de Comunicação da Unicruz, este ano a expectativa de visitantes está em torno de 1.200 alunos, sendo a metade vinda de 10 escolas de Cruz Alta e a outra metade de 17 escolas da região. No total, a visitação poderá superar a 30 escolas, considerando as representações de alunos dos 1º e 2º anos, cuja organização da é das direções dos respectivos educandários.
Na última semana, foi promovida uma reunião para definir as atribuições dos funcionários da UNICRUZ durante a chegada das excursões no campus. Tarefas foram divididas e estratégias operacionais foram estabelecidas para evitar qualquer tipo de tumulto ou intercorrências, provocada pela intensa circulação dos alunos. Os ônibus serão conduzidos para o prédio da Arquitetura, estacionando para desembarque em frente a um toldo – instalado para abrigar os visitantes em caso de chuva.
CADEIRA ELÉTRICA –
A Pró-Reitora de Administração Jaciara Treter Sippert pediu o empenho de todos e reconheceu a feira como grande divulgadora da universidade, especialmente como apelo para atrair futuros acadêmicos. Jaciara entende que a Unicruz possui inúmeras possibilidades para oferecer e, seus cursos de graduação, prepararam diversas atividades para entretenimento e interação com as escolas e seus alunos. Haverá teste vocacional, divulgação das opções de bolsas de estudo e financiamento para acesso ao ensino superior, entre outras trocas de informações.
Entre os atrativos para a Feira das Profissões, vai funcionar durante a visitação dos alunos uma “rádio campus” com mesa de áudio e locutor apresentando uma programação especial, em tempo real, do que estará acontecendo. A rádio vai informar e orientar os alunos sobre os roteiros, chegada e saída dos ônibus, além de anunciar os cursos disponíveis e informações institucionais. Outra curiosidade que está programada é a “cadeira elétrica do Conhecimento”, onde os alunos participam de um ”quiz” de perguntas com diferentes abordagens de temas atuais. Ao serem submetidos ao teste, diante de erros e acertos, eles ganham uma chuva de papel picado como efeito pirotécnico da brincadeira.