
Expodireto 2025
Unicruz marcou presença na maior feira do agronegócio do país.
:
A Universidade de Cruz Alta participou da 25ª edição da Expodireto Cotrijal que foi realizada de 10 a 14 de março, na cidade de Não-me-Toque. A feira é considerada uma das maiores do setor do Agronegócio trazendo expositores de diversas regiões do Brasil e do exterior.
A Unicruz, por meio dos cursos da Instituição participou ativamente da programação com diferentes atividades. O curso de Agronomia levou o insetário onde foram expostos diversos insetos que chamaram a atenção do público que visitou o estande institucional e contou também com a exposição de um sementário, cuja coleção de sementes foi organizada pelo curso, e é utilizada para aprendizagem dos alunos. O Curso de Medicina Veterinária levou animais taxidermizados (empalhados) e atraiu diversos visitantes interessados em conhecer mais de perto animais considerados silvestres.
A feira exposição reuniu centenas de pessoas, dentre elas estudantes de escolas de toda a região, interessadas em conhecer as novas tecnologias e as novidades apresentadas em vários segmentos, com ênfase maior no agronegócio. O estande da Unicruz contou ainda com atividades de outros cursos como: Ciência da Computação, Ciências Contabéis, Direito, Arquitetura e Urbanismo, onde os visitantes puderam conhecer mais sobre as possibilidades oferecidas pela instituição e esclareceram dúvidas sobre os cursos, mostrando os diferenciais do Ensino Superior da Unicruz.
A Professora do curso Alieze Nascimento da Silva destacou a participação do curso de Agronomia na Expodireto Cotrijal.”A Feira é essencial para conectar os estudantes com as inovações do agronegócio e o mercado de trabalho. Além disso, proporciona um melhor entendimento e visão do campo de atuação do Engenheiro Agrônomo. A feira apresenta inúmeras novidades em formato de tecnologias, máquinas, insumos e práticas sustentáveis que são fundamentais para a formação de um profissional atualizado. Além disso, os alunos têm a oportunidade de interagir com empresas, produtores e pesquisadores, criando contatos que podem abrir portas para estágios e empregos. A experiência prática, por meio de palestras, vitrines tecnológicas e demonstrações de campo, complementa o conhecimento teórico e ajuda a entender melhor o manejo das culturas e novas técnicas de produção.
O reitor da Universidade de Cruz Alta, Professor Doutor Fábio Dal-Soto também se fez presente no evento e ressaltou que “a Unicruz embora leve o nome de Cruz Alta, é uma Universidade regional, e participa da feira desde a 2ª edição, feira que é tão importante para o setor. A Universidade se fez presente pelos nossos cursos. A Medicina Veterinária e a Agronomia que são os carros chefes da Instituição, junto com o curso de Direito, formam muitos profissionais e estes estão atuando em diversas áreas, nas empresas, nas instituições de pesquisa ou nos órgãos públicos. A Universidade tem que estar acompanhando todas as discussões que acontecem no âmbito político, empresarial e na sociedade como um todo.”