Unicruz abre vagas de Mestrado com Bolsa de Estudo
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu oferece vagas com desconto para servidores públicos de Cruz Alta
Estão abertas até o dia 27 de julho as inscrições para os cursos de Pós -Graduação Stricto Sensu: programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde, oferecido em associação com a Unijuí e Uri Erechim; e programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Universidade de Cruz Alta.
As vagas disponibilizadas contemplam servidores municipais efetivos de Cruz Alta, conforme convênio assinado que prevê desconto para quem ingressar nos cursos. A assinatura de convênio busca contribuir com a qualificação dos servidores públicos do município, fomentar o desenvolvimento de projetos de pesquisa para fortalecer ações voltadas ao desenvolvimento de Cruz Alta e a melhoria da qualidade de vida da população, a partir da área de concentração e linhas de pesquisas.
Para realizar a inscrição, o candidato deverá apresentar intenção de projeto de pesquisa, conforme linhas de pesquisa do mestrado, que atenda a pelo menos, uma das temáticas propostas, além de comprovar o vínculo ativo como servidor público de Cruz Alta. O mestrado na área da saúde é destinado a profissionais com formação superior na área ou áreas afins. Já o Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, contempla como público alvo professores, agentes sociais e de saúde, educadores sociais, integrantes de ONGs, membros de associações, movimentos sociais, órgãos governamentais, ligados à cultura e memória, entre outros, seja no âmbito público ou privado, voltados à transformação, potencialização e desenvolvimento do contexto regional.
Linhas de Pesquisa do Mestrado em Atenção Integral à Saúde
O programa trabalha com duas linhas de pesquisas que são:
– Processos Saúde-Doença-Cuidado: Que investiga a atenção à saúde, nas diferentes fases do curso da vida. Estuda, de forma interdisciplinar, os aspectos epidemiológicos, assistenciais e educacionais em saúde, com foco na proteção, cuidado, reabilitação e na prevenção de riscos, agravos, intercorrências e modalidades terapêuticas em saúde.
– Processos Químicos e Biológicos em Saúde: Desenvolve pesquisa experimental e aplicada de forma interdisciplinar. Investiga e desenvolve biomarcadores por meio de estudos In vitro, com modelos animais e com seres humanos. Compreende a produção de conhecimentos científicos de forma a subsidiar e qualificar a atenção à saúde.
Linhas de Pesquisa do Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social
O programa também trabalha com duas linhas de pesquisas, confira:
– Linguagem, Comunicação e Sociedade: Essa linha objetiva a discussão de aspectos e questões que envolvem a linguagem em seus múltiplos fatores, como: língua, discurso, ideologia, narrativas de seu cotidiano; construção de sentido e significado das ações e práticas sociais, culturais, políticas e econômicas e ambientais efetivadas pelas comunidades loco-regionais e a sua relação com o desenvolvimento humano e social, numa perspectiva global.
– Práticas Socioculturais e Sociedade Contemporânea: objetiva a discussão teórica das práticas que envolvem a problemática social, cultural, política, econômica e ambiental, numa abordagem ética e cidadã que perpassa os diferentes ciclos da vida; o desvelamento da intencionalidade, da repercussão, da (re)significação do sentido que estas práticas têm para os sujeitos, na busca pela efetivação dos direitos sociais e da dignidade humana.
Mais informações sobre os mestrados podem ser acessadas no edital, clicando aqui: Edital
Inscreva-se através do link: Inscrições