Homenagem à Vida

Unicruz é homenageada pela Câmara Municipal de Vereadores

Confira a reportagem em áudio
Clique aqui para download

Na noite do último dia 16, representantes da Universidade de Cruz Alta estiveram presentes na Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Cruz Alta, intitulada “Memorial Cruz Alta — Uma homenagem à vida”. A cerimonia é em reconhecimento aos serviços prestados para a preservação da vida no combate e enfrentamento à pandemia da Covid-19 nos anos de 2020 e 2021.

A solenidade foi realizada na Casa de Cultura Justino Martins, de Cruz Alta e contou com a participação de representantes da Universidade de Cruz Alta, Secretaria Municipal e Estadual de Saúde, Coordenadoria Regional de Saúde, Prefeitura, Hospitais da cidade, Unidades de Pronto Atendimento, Unimed Planalto Central, Laboratórios do município, Redes de Farmácias, Exército, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil entre outros.

Cerca de 40 Instituições e mais de 1300 pessoas receberam a homenagem, idealizada pelo gabinete do vereador Paulo Viecili, e, contou com a parceria do Presidente da Câmara de Vereadores do Município, vereador Mateus Amaral e o executivo.

A Unicruz esteve representada na solenidade pelo reitor Fábio Dal-Soto, pela docente Mariana Migliorini Parisi, pela discente Tatiana Mugnol e a integrante do corpo-técnico funcional Andréa dos Santos Pereira.

Ações na Pandemia

A Universidade de Cruz Alta preocupada com o seu entorno, sempre busca colocar a ciência a serviço da comunidade, promovendo ações que contribuam para o bem estar das pessoas.  Durante o período pandêmico, não foi diferente. A Unicruz trabalhou com a produção de mais de 500 litros de álcool em gel, que foram produzidos pelo curso de Farmácia e entregue a rede de saúde do município para uso dos profissionais que estavam atuando na linha de frente da pandemia.

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, trabalharam na confecção de protetores faciais que foram entregues ao Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta e a Secretaria de Saúde de Tapera.

Laboratório Covid

Atendendo a 18 municípios que fazem parte do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos municípios do Alto Jacuí e do Alto da Serra do Botucaraí, a Unicruz realizou no período de onze meses a análise de cerca de 4 mil testes RT-PCR.

Assista

Assista a Sessão Solene clicando aqui