Blogs educacionais

Unicruz promove bate-papo sobre democracia e república com alunos do Ensino Médio

Confira a reportagem em áudio
Clique aqui para download

Trabalhar didáticas de formação de professores, oficinas, conteúdos e atividades práticas. Esse foi o desafio das alunas do 8º semestre do curso de Pedagogia da Unicruz, durante o Estágio Curricular supervisionado em Ensino Médio: Formação Docente, orientadas pela professora Rosane Felix. De 08 a 12 de novembro, as acadêmicas da Unicruz atuaram na capacitação de 20 alunas normalistas do curso técnico (magistério) do Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias, de Cruz Alta-RS.

A turma de estágio em Formação Docente foi dividida em dois grupos de trabalho, e cada grupo tinha um desafio, a partir da demanda elencada no diagnóstico prévio ao estágio. Um dos grupos ficou responsável por ministrar oficinas sobre o tema de educação inclusiva. E o segundo grupo, abordou a temática da alfabetização e letramento.

Mais do que nunca o uso de ferramentas tecnológicas e comunicacionais, são essenciais no processo de ensino pedagógico. A partir das oficinas, dinâmicas e práticas pedagógicas desenvolvidas durante o estágio em formação docente, as acadêmicas desenvolveram dois blogs com materiais didáticos e conteúdos na área de formação de professores. Foram disponibilizados na plataforma fotos, vídeos, textos, jogos e orientações das oficinas. A construção dos blogs foi realizada dentro da disciplina de materiais didáticos digitais e recursos multimídia, ministrada pela professora Patrícia Mozzaquatro.

Segundo a professora Rosane Felix, orientadora do estágio, a criação do blog está diretamente ligada a caminha das alunas durante o curso. “Para além das demandas da escola, elas olharam para suas histórias de vida, isso é fruto de um trabalho muito importante na formação das alunas. Assim, quanto mais nos voltarmos para a perspectiva humana, nós realmente faremos a diferença enquanto docentes”, destacou a professora Rosane.

As atividades tinham como objetivo contribuir com a formação das futuras professoras, e foram desenvolvidas de forma interdisciplinar, onde envolveram as disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado em Ensino Médio: Formação docente; Inovação e Empreendedorismo na Educação Básica; Materiais Didáticos Digitais e Recursos Multimídia; Psicopedagogia e Educação; Educação Afro Indígena e a Diversidade Étnico-Cultura.

Para Amanda Segala, acadêmica do curso de Pedagogia, o estágio agregou experiências e permitiu uma vivência prática que contribuiu de forma significativa para a formação de toda a turma. “O blog é uma ideia inovadora, onde podemos compartilhar nossas experiências e conhecimentos com os demais, uma forma de mostrar aos próximos acadêmicos um pouquinho da prática da Pedagogia”, ressaltou Amanda sobre a criação dos blogs.

Conforme a coordenadora do curso de Pedagogia, Rose Colognese Rech “a criação dos blogs é uma forma de externar o trabalho desenvolvido no estágio em Formação Docente. É um material rico que está disponível e permite que os conteúdos sejam socializados e possam inspirar outros professores”.

Conheça os blogs clicando nos links:

Alfabetização e Letramento

Educação Inclusiva