
Unicruz avança para IGC 4
Seis Cursos com CPC 4
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep divulgou, na última sexta-feira, 11/04, os resultados dos principais indicadores de qualidade da educação superior, como Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade, Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado – IDD, Conceito Preliminar de Curso – CPC e Índice Geral de Cursos – IGC, referente ao ano de 2023.
O ciclo avaliativo desses indicadores é trienal e, em 2023, foram avaliados os cursos de bacharelado das áreas de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e áreas afins, Engenharias e Arquitetura e Urbanismo, além de alguns cursos superiores de tecnologia. No caso da Universidade de Cruz Alta – Unicruz, cinco cursos avaliados nas áreas mencionadas ficaram com conceito 4 no Enade, em uma escala de 1 a 5. São eles: Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Farmácia, Medicina Veterinária e Tecnologia em Estética e Cosmética. De acordo com o Inep, o Enade “avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial”.
No IDD, os conceitos foram ainda melhores. A Arquitetura e Urbanismo e a Medicina Veterinária ficaram com conceito 5, ou seja, o nível mais alto da avaliação. Além disso, Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia e Tecnologia em Estética e Cosmética ficaram com conceito 4. O IDD, segundo o Inep, “busca mensurar o valor agregado pelo curso, ao considerar os resultados dos estudantes no Enade, ao fim da graduação, e o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos mesmos estudantes quando eram ingressantes na educação superior”.
Ambos os indicadores, Enade e IDD, compõem o CPC, juntamente com outros insumos, como regime de trabalho e qualificação do corpo docente, organização didático-pedagógica, infraestrutura e instalações físicas. Logo, o CPC representa uma consolidação de indicadores dos cursos e a Unicruz obteve conceito 4 em seis cursos avaliados, o que demonstra proximidade ao nível mais alto de avaliação. Os cursos são: Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária e Tecnologia em Estética e Cosmética.
O bom desempenho dos cursos da Unicruz no Enade, IDD e CPC refletiu no avanço do conceito institucional no IGC, o qual passou para 4, também em uma escala de 1 a 5. De acordo com o Inep, o IGC é resultado da avaliação das instituições de educação superior e corresponde à média das notas do CPC (cursos de graduação) e dos conceitos dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados), ponderadas pelo número de matrículas de cada curso. Para o Reitor da Unicruz, Dr. Fábio Dal-Soto, “esses conceitos indicam a elevada qualidade de todas as atividades realizadas pela Unicruz. Em épocas de inúmeras mudanças na educação superior, a Unicruz dá mais uma demonstração de sua ótima qualidade por meio daquilo que é o seu maior patrimônio: os seus cursos!”.