Estelionato contra idosos

Acadêmicos da Unicruz orientam comunidade sobre como evitar golpes financeiros

O desenvolvimento da tecnologia, uso dos smartphones e maior acesso à internet dão margem para diferentes tipos de golpes financeiros. Quem ainda não se deparou com uma mensagem suspeita ou até mesmo uma ligação solicitando dinheiro para resgate de prêmios ou a senha da conta bancária? Somente até novembro de 2023, de acordo com dados da SIP/PROCERGS, mais de 78.000 pessoas foram vítimas de estelionato no Rio Grande do Sul. Neste cenário, um número significativo de idosos tem sofrido grandes prejuízos. A partir da análise destes dados e a necessidade de promover conscientização, o curso de Direito da Unicruz desenvolveu através de projeto de curricularização material de orientação para os idosos.

Desenvolvida pelos estudantes do 4º semestre, a atividade foi coordenada pelo professor da Unicruz Rafael Vieira através da disciplina de Direito Penal III, com o objetivo de levar os acadêmicos até a comunidade, debater sobre os crimes e entender necessidades e dúvidas. Desta maneira, foi escolhido como tema do projeto, o artigo 171 – parágrafo 4 do Código Penal Brasileiro que trata sobre o delito de estelionato contra os idosos. Durante o projeto, os universitários realizaram pesquisas com idosos da região para avaliar qual o conhecimento sobre golpes digitais e o nível de vulnerabilidade destas pessoas.

Os acadêmicos também estão realizando o trabalho de orientação sobre o Estatuto do Idoso, principalmente no que fala sobre a apropriação indébita, prática que visa à apropriação ilícita do patrimônio de uma pessoa idosa podendo ser realizado por familiares, profissionais e instituições.  Para que as informações cheguem até a comunidade de maneira eficiente, nos últimos dias, os universitários estão realizando entrevistas em rádios explicando sobre como os idosos podem evitar os golpes. Entre as orientações está a necessidade de denúncia que pode ser realizada através dos números 100 ou 181.