Formatura Inclusão Digital da Terceira Idade

Alunos participam de solenidade no Salão Nobre da Unicruz

Momentos de alegria, muita emoção e a certeza de que sempre é tempo de aprender marcaram a tarde no Salão Nobre do campus da Unicruz. A cerimônia simbólica de formatura das turmas de Inclusão Digital para Idosos trouxe até o campus, estudantes dedicados e muito motivados. O projeto que iniciou em 2012 na Universidade de Cruz Alta com o objetivo de oferecer qualificação digital para os idosos, já formou 33 turmas. Ao longo dos anos, mais de 500 participantes foram atendidos através das aulas desenvolvidas pelo curso de Ciência da Computação da Unicruz e nesta quarta-feira, 68 alunos participaram da solenidade simbólica de formatura.

Muito mais do que a conclusão das aulas, a cerimônia marca um ciclo de desenvolvimento pessoal e de barreiras quebradas. Os estudantes com mais de 60 anos concluem o curso com a certeza de que é possível realizar sonhos. Se o acesso às tecnologias pode parecer desafiador na terceira idade, aprender com professores jovens e dedicados mostra que sempre é tempo de adquirir novos conhecimentos. A inclusão digital traz facilidade para o dia a dia, oportuniza manter os relacionamentos sociais, além de permitir o acesso à notícias, aplicativos e demais ferramentas para tornar a rotina mais prática.

Para dona Eloá de Moraes que voltou a estudar aos 62 anos, as aulas trazem além de conhecimento, a liberdade de não precisar depender de outras pessoas para usar o whatsapp e até mesmo realizar pagamentos via pix. “A gente tem mais segurança para utilizar tanto o notebook quanto o celular”. – destaca a formanda. O reitor da Universidade de Cruz Alta, professor Fábio Dal-Soto valorizou a importância das aulas para facilitar o acesso e o uso das tecnologias e elogiou a força de vontade e motivação dos participantes.

O projeto Oficinas de Capacitação para os Idosos em Tecnologias Móveis e Desktop é coordenado pela professora Patricia Mozzaquatro Chicon da Universidade de Cruz Alta e conta com a parceria do SESC e do Centro de Convivência do Idoso de Cruz Alta. A cerimônia marcou a etapa de conclusão das aulas para a turma nível básico e a turma nível avançado.