Campeonato de Jogos Unicruz

Curso de Ciência da Computação promove campeonato no campus

Olhos atentos, concentração e uma torcida super animada: a combinação perfeita para uma disputa cheia de diversão. O Campeonato de Jogos promovido pelo curso de Ciência da Computação da Unicruz iniciou nesta segunda-feira, dia 13 e reuniu jogadores dispostos a garantir o primeiro lugar através da competição por meio de jogos eletrônicos. De acordo com a coordenadora do curso, professora Patricia Mozzaquatro Chicon, a atividade proposta faz parte das atividades complementares e tem o objetivo de promover a socialização e interação entre docentes da Unicruz e estudantes terceiranistas de escolas da região. “O curso de Ciência da Computação integra diversificadas áreas de atuação, sendo uma delas a área de jogos. Neste semestre está sendo ofertada a disciplina de Programação de Jogos Eletrônicos, onde proporciona-se aos estudantes o conhecimento teórico e prático necessário para desenvolver jogos eletrônicos utilizando técnicas de programação. São abordados conceitos fundamentais de programação de jogos, estruturas de dados, design de software, engines de jogos, física de jogos, interação com o jogador e otimização de desempenho. Os estudantes também têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na prática, desenvolvendo projetos de jogos em equipes.” – destacou a coordenadora.

O Campeonato de Jogos do curso de Ciência da Computação reuniu diferentes gerações, enquanto alguns cresceram com o super Nintendo, outros gamers são da era Xbox, mas todos com algo em comum, a busca pela vitória e premiação para a sua equipe! Muito além do entretenimento, o universo dos jogos está diretamente ligado ao desenvolvimento da economia. Se para muitos, os aparelhos foram sinônimo de diversão na infância e adolescência, para outros, os jogos estão relacionados ao estilo profissional de vida. De acordo com a pesquisa realizada pela Newzoo em 2021, o Brasil é o maior mercado de games da América Latina e mundialmente ocupa o 10º lugar do ranking em receitas.  Segundo dados do estudo 2022: A Indústria Brasileira de Games estima-se que o setor movimentou cerca de US$ 2,3 bilhões, só no Brasil, em 2021.

Quando falamos em desenvolvimento, a história da indústria de games no Brasil nos faz voltar aos anos 80. De lá para cá, o avanço tecnológico movimentou empresas e jogadores e trouxe uma crescente significativa para o País neste setor. São Paulo lidera o ranking dos estados com o maior número de empresas desenvolvedoras, seguido por Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, este com 58 empresas.

Na Universidade de Cruz Alta, 12 equipes estão inscritas na competição. Por meio de sorteio foram definidas as chaves das disputas! E se por aqui, a maioria dos competidores são homens, a realidade do País é outra! De acordo com a Pesquisa Game Brasil 2022, entre os jogadores, 51% são mulheres e 49% são homens.

Na noite desta terça-feira, os vencedores serão conhecidos e receberão prêmios. Para o primeiro lugar  serão 5 teclados gamer, o segundo e o terceiro lugares ganharão 5 fones de ouvido over-ear gamer e 5 mouses Greatek gamer, respectivamente. O evento ainda conta com o simulador de voo para os participantes testarem as habilidades! “Para os alunos que cursam a disciplina de jogos, essa interação é prazerosa para o incentivo e criação de seus próprios jogos.” – Salientou a professora Patrícia Chicon.