XVIII Formatura Crioula

Evento é realizado de maneira ininterrupta há 18 anos

Entre lembranças históricas da revolução farroupilha e da formação das fronteiras do Rio Grande do Sul, o povo gaúcho forjou a imagem de homens e mulheres que vão à luta em busca de objetivos e de liberdade. Ao embalo de músicas nativistas, acompanhados de um bom churrasco e chimarrão para acalentar as horas do dia, o orgulho em ser gaúcho se resgata a cada ação em prol da cultura e da arte no Estado.

As tradições gaúchas fazem parte da identidade regional do Rio Grande do Sul. Preservar e valorizar a cultura é uma maneira de manter viva a história e celebrar as raízes do povo gaúcho. E por falar em lutas e liberdade, duas palavras que estão no dia a dia de quem escolhe o Direito como profissão, na hora de defender quem precisa e também na hora de garantir que a Lei seja cumprida, com o objetivo de valorizar as origens culturais do Estado, há 18 anos é realizado pelo curso de Direito da Universidade de Cruz Alta a Formatura Crioula. Neste ano, a solenidade marca o encerramento do mês farroupilha em grande estilo.

Organizado pelo professor Fernando Ferreira, o evento simbólico é realizado com vocabulário típico e as tradicionais togas dão lugar a saias longas e bombachas, flores nos cabelos das prendas e chapéus para os peões, caracterizando a pilcha dos formandos nesta cerimônia festiva. A XVIII Formatura Crioula do curso de Direito da Unicruz aconteceu no dia 30 de setembro na Casa de Cultura Justino Martins. O Pró-Reitor de Graduação, professor Regis Deuchle, representou a reitoria da instituição neste evento.

Em meio à vaneiras, chamamés e milongas, a entrada de cada formando foi marcada por músicas tipicamente gaúchas. Para continuar o fandango, após a cerimônia, os guris e as gurias acompanhados de seus familiares e amigos foram recepcionados no CTG Querência da Serra.