IV EDUTEC – Comportamento Empreendedor

Evento estimula empreendedorismo

Nos dias 24 e 25 de outubro foi realizada a IV edição do Edutec – Comportamento Empreendedor na Universidade de Cruz Alta. O evento aconteceu junto a agenda do XXVIII Seminário Interinstitucional da Unicruz com o objetivo de estimular o comportamento empreendedor e inovador de alunos, professores, egressos e empresários. Na primeira noite da programação foi realizada a palestra Alinhando Valores e Valor nos Negócios a partir das ODS’s, apresentada por Kelly Valadares, Analista de Competitividade no Sebrae. A segunda noite teve a roda de conversa com empresários locais, mediada pela professora da Unicruz Ana Luíza Rossato com a participação de representantes da Cetra Seguros, Solarcell e Portfel Consultoria/Grupo Primo.

Durante a roda de conversa, os empresários trouxeram apontamentos sobre a importância de escolher uma área com a qual se identifique: “empreendedorismo de uma forma geral, te dá muitas possibilidades, dá muita liberdade de escolha, de ser o senhor do teu destino, ele não te impõe limites, vai da tua capacidade de acreditar naquilo que tu está desempenhando, de se encontrar naquele ramo específico.” – destacou Rodrigo Fraporti da Portfel Consultoria/Grupo Primo.

Para os empresários, trabalhar durante horas no próprio negócio faz parte do processo e não pode ser encarado como uma adversidade: “A gente não se importa em trabalhar três, quatro turnos, dormir pouco, acordar cedo, isso não é um lado negativo do empreendedorismo, tu tens muito mais força para exercer o teu propósito, aquilo que tu se dispôs a fazer e o que quer transmitir para as pessoas”. – salientou Ana Verônica Librelotto – Cetra Seguros.

“Empreender tem a ver com propósito de vida, sentimento de gostar de empreender. Trabalhar 24h com o que você gosta é prazeroso”. – complementou Fernando Ferst – Solarcell