Unicruz na Fenatrigo

IV Desafio do Agronegócio – Melhores projetos são premiados em evento na Feira

A partir da necessidade de pensar em soluções práticas para problemas reais enfrentados pelas empresas do setor do agronegócio, o Mestrado em Desenvolvimento Rural da Unicruz, a Agência de Empreendedorismo, Inovação e Transferência de Tecnologia – START e a SLC Máquinas promoveram o IV Desafio do Agronegócio. O evento fortalece a relação universidade, empresa e comunidade. A partir de quatro eixos temáticos, os projetos inscritos foram avaliados na tarde desta quarta-feira, 04 de outubro no campus da Unicruz.

De acordo com a professora Claudia Mera, vice-coordenadora do Desafio que, em 2017 trouxe a ideia do projeto para a Universidade de Cruz Alta, os alunos desenvolveram propostas inovadoras que podem ser implementadas dentro das empresas: “os projetos vencedores, 1º, 2º e 3º lugar apresentaram propostas diretamente relacionadas aos problemas colocados pela empresa, isso acaba casando com o papel da Universidade que é fazer essa interação entre empresa e comunidade acadêmica.” – destacou a docente

Após o período de pandemia, o Desafio retomou suas atividades presenciais e os três projetos vencedores receberam premiações de R$ 3.000,00, R$ 2.000,00 e R$ 1.000,00 respectivamente. De acordo com a coordenadora do IV Desafio, professora Ana Luiza Rossato Facco a escolha de uma grande empresa provocou os participantes a pensarem em ideias diferenciadas e inovadoras. “Nesta quarta edição trouxemos a proposta de aliar uma empresa da nossa região e propomos a eles o Desafio do Agronegócio para buscar projetos que apresentem soluções inovadoras no agro, que tragam tecnologia e sustentabilidade integradas. Além da gestão das equipes ter sido um desafio, encontrar soluções inovadoras que englobassem os eixos temáticos (produtividade, sustentabilidade, eficiência e rentabilidade) também foi muito desafiador.”

A solenidade de premiação foi realizada no estande da SLC Máquinas na Fenatrigo. Para as integrantes da equipe que ficou em 1º lugar, o maior desafio foi encontrar soluções para a empresa que já atua com processos minuciosos. A maneira encontrada foi então propor melhorias dentro do eixo de sustentabilidade: “foi um aprendizado muito grande! Nosso projeto se chama Sustentabilidade em Ação: projeto para um futuro melhor e visa certificar os produtores rurais ativos na empresa: a cada atividade, atitude, eles ganham um bônus em troca. A gente não queria só que a SLC Máquinas fosse uma empresa sustentável, ou que tivesse o selo de Carbono Verde, queremos levar isso para a comunidade de Cruz Alta e futuramente expandir para outras comunidades.” – Laura Machado – acadêmica de administração e integrante do grupo vencedor.

“Esses projetos de tecnologia e inovação fazem parte da SLC Máquinas. A empresa tem um compromisso muito grande com a comunidade onde atua de desenvolver estes setores. A parceria com a Unicruz em fazer este projeto e poder entregar a premiação durante a Fenatrigo, para nós tem uma importância muito grande. – salienta Alessandro Mokfa Gregory – Gerente Corporativo de Vendas da SLC Máquinas.

Confira os vencedores:

Primeiro Lugar

Equipe Rosa, com o projeto “Sustentabilidade em Ação: Projeto para um Futuro Melhor”

Integrantes: Andrielli da Costa Correa, Gabriela Fagundes Cordova, Kalany Martins de Siqueira, Laura Machado, Waléria Nunes de Mello (Unicruz).

Segundo Lugar

Equipe Spray Solutions, com o projeto “Desenvolvimento de uma Plataforma para Análise de Imagens e Economia na Utilização de Herbicidas”.

Integrantes: Altair Felipe Peiter, Jessica Montardo Rosado, Maria Cecília Silva Faria (UFSM).

Terceiro Lugar

Equipe As Forças de Porter, com o projeto “SLC Learning: Ecossistema de Aprendizado e Desenvolvimento de Colaboradores.

Integrantes: Felipe Geovane Deutsch Budke, Icaro Mateus De Oliveira dos Reis, Vinicius André Konrad (Unicruz).

Avaliadores: Claudir Padia (Inova), Claudia Maria Prudencio de Mera (Unicruz), Luisa Cristina Carpovinski Pieniz (Unicruz), Karen Rosa (SLC Máquinas), Samuel Caldeira (SLC Máquinas), Tailis Ramão (SLC Máquinas).