Rumos da Arquitetura e Urbanismo chega a Cruz Alta

Projeto desenvolvido pelo CAU/RS está com programação junto ao curso de Arquitetura e Urbanismo

Um olhar especial para o ontem para definir os rumos do amanhã. Assim, a Arquitetura e Urbanismo estuda, define estratégias e preserva patrimônios através do cuidado com as edificações. Muito além do olhar apurado para os espaços construídos, é fundamental conhecer as possibilidades da profissão, planejar a carreira e ter a oportunidade de conversar com quem já está no mercado de trabalho.

Desta maneira, a I ConstruTech Week apresentou uma semana de intensas atividades para os estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Universidade de Cruz Alta. Fechando a programação com chave de ouro, a semana acadêmica tem continuidade com a agenda do Rumos da Arquitetura e Urbanismo, projeto realizado pelo CAU – RS – Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul que, promove uma jornada pelo Estado. Além de debates, oficinas e palestras, um jeito diferente de olhar para as edificações: um passeio por ruas da cidade. Em cada quadra, a Caminhada do Patrimônio de Cruz Alta levou os estudantes e profissionais a comparar e refletir sobre a arquitetura do passado e do presente.

De acordo com a Vice-Presidente do CAU/RS, Andréa Larruscahim Hamilton Ilha, a jornada pelo Estado tem o objetivo de aproximar, qualificar e dar visibilidade à profissão. “Esse projeto foi pensando para levar o Conselho para todo o Estado e fazer esse debate sobre a arquitetura e qual rumo pensamos para o futuro da nossa profissão”.

Durante o debate e a caminhada, o historiador Rossano Cavalari refletiu sobre as construções históricas e personagens importantes que fazem parte da formação do patrimônio cultural da cidade de Cruz Alta. Eventos como este oportunizam uma vivência única e enriquecedora. Para a universitária Rafaela Basso, estas oportunidades abrem a visão para as possibilidades que a formação acadêmica traz, além de permitir sonhar com o futuro dentro da profissão! “A ConstruTech Week veio para mudar a arquitetura e a forma que a gente vê ela… essa atualidade, essa tecnologia, esse desenvolvimento é uma forma diferente do arquiteto se expressar. Eu me vejo junto a milhares de arquitetos famosos, como exemplo a Zaha Hadid (arquiteta), sou apaixonada nela e me vejo ali junto a eles!”